× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Dados mostram que os brasileiros viajam mais

O crescimento econômico e as facilidades para adquirir vistos internacionais são algumas causas


Em 12.03.2012 às 00:00 Compartilhe:


O crescimento econômico e as facilidades para adquirir vistos internacionais são algumas causas para o aumento no número de brasileiros viajando. Em 2010, os desembarques nacionais ultrapassaram os cinco milhões. Em janeiro de 2012, esse número chegou a 7.469.104 passageiros.

Sondagem do Ministério do Turismo, realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), no ano passado, mostrou a intenção de viagem dos brasileiros. O destino preferido é o Nordeste, com 49,5% da preferência, e o meio de transporte que todos preferem viajar é o avião, com 61% das indicações.

Além de conhecer o país, os turistas brasileiros também estão indo mais aos destinos internacionais. Dados do Ministério do Turismo mostram que, em 2010, cerca de 745mil pessoas desembarcaram de destinos internacionais, nos aeroportos brasileiros. Em janeiro de 2012, esse número ultrapassou 950 mil desembarques.

A tendência é que os brasileiros viagem ainda mais para o exterior, principalmente para os Estados Unidos. Em janeiro deste ano, o presidente Barack Obama ordenou que as embaixadas agilizassem a concessão de vistos no Brasil. Em Brasília, por exemplo, nos dois primeiros meses do ano houve um aumento de 27% em comparação ao mesmo período de 2011. Em média, foram emitidos 426 vistos por dia na capital somente no início deste ano.

Diante desse cenário, nesta semana, a ANABB traz algumas dicas de viagem. Imprevistos durante a viagem, como cuidar da saúde, da bagagem e como declarar compras na alfândega são algumas dessas dicas que você poderá conferir no site a partir de amanhã.

Fonte: Agência ANABB