× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

IR 2012: veja como os participantes devem declarar o BET

Pela primeira vez, os aposentados do Plano 1 terão que declarar o Benefício Especial Temporário no IR


Em 01.01.2015 às 00:00 Compartilhe:


Milhares de pessoas já começaram a declaração do Imposto de Renda 2012. Na hora de preencher a declaração, é preciso separar todos os documentos com os bens e as dívidas de 2011, as despesas com planos de saúde, previdência privada, gastos dos dependentes, pagamentos com a escola ou faculdade dos filhos, venda de bens, entre outros.

Neste ano, existe uma novidade para os participantes do Plano de Benefícios 1 da Previ. Pela primeira vez, os aposentados do Plano 1 terão que declarar o Benefício Especial Temporário (BET). O benefício representa um complemento na aposentadoria dos participantes resultante da distribuição do superávit. 

Muitos associados têm encaminhado dúvidas a ANABB, questionando como devem incluir o Benefício Especial Temporário na declaração do Imposto de Renda. A Associação levou o assunto à Previ e obteve esclarecimentos que podem facilitar no momento do preenchimento da declaração.  

De acordo com a Previ, o Benefício Especial Temporário (BET) é um rendimento tributável. Dessa forma, o total  anual  pago do BET consta do campo 3.1 - Total dos Rendimentos do Comprovante de Rendimentos Pagos e de Imposto de Renda Retido na Fonte fornecido pela Previ.  O BET deve ser informado na Declaração de Ajuste Anual na ficha relativa aos Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ pelo titular.

O período para a entrega da declaração à Receita Federal vai de 1º de março a 30 de abril. A multa mínima por atraso é de R$ 165,74.

O programa do IR deste ano, assim como o aplicativo necessário para enviar o documento, estão disponíveis para "download" na página do Fisco na internet. O programa não pode ser baixado em tablets ou smartphones.

A declaração poderá ser enviada pela internet ou via disquete, nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, durante o seu horário de expediente. A entrega do documento, via formulário, foi extinta em 2010.

Fonte: Agência ANABB