× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Receita libera preenchimento do Imposto de Renda

O programa esta disponível para download no site da Receita, mas a entrega do documento só começa apartir de 1º de março


Em 23.02.2012 às 00:00 Compartilhe:


O programa para preenchimento do Imposto de Renda 2012, ano-base 2011, está disponível para download no site da Receita Federal nesta sexta-feira (24/02). Segundo a Receita, a antecipação em uma semana da liberação do programa servirá para evitar o congestionamento no site nos primeiros dias de preenchimento.

Se der certo este ano, a Receita Federal pretende liberar o programa gerador da declaração antes do prazo nos próximos anos para facilitar o preenchimento pelo contribuinte. Segundo o superintendente nacional do Programa de Imposto de Renda, Joaquim Adir, com a antecipação o contribuinte poderá fazer a declaração com tranquilidade e se familiarizar com o aplicativo.

As pessoas físicas, que preencherem a declaração logo no início, terão, no entanto, que esperar até março para enviar o documento. O prazo para entrega do documento será de 1º de março a 30 de abril pela internet, nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. A Receita informou ainda que o prazo para as empresas entregarem a declaração com a relação de rendimentos pagos aos trabalhadores termina no dia 29 de fevereiro.

A Receita espera receber este ano mais de 25 milhões de declarações. De acordo com o superintendente, além da recomposição salarial, houve o ingresso de trabalhadores no mercado de trabalho. Em 2011, foram enviados 24,37 milhões de documentos. As regras para a Declaração do Imposto de Renda 2012 foram publicadas no início de fevereiro no Diário Oficial da União.

Fonte: Agência ANABB com informações da Agência Brasil