× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Planos de saúde: novas regras da ANS começam a valer

Sessões com fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas e fisioterapeutas devem ser agendadas em até 10 dias


Em 19.12.2011 às 00:00 Compartilhe:

As mudanças impostas ao atendimento dos planos de saúde começam a valer a partir de hoje.

As normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) exigem que atendimentos particulares nas áreas de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia sejem feitos em, no máximo, 7 dias.

Sessões com fonoaudiólogos, nutricionaistas, psicólogos, terapeutas e fisioterapeutas devem ser agendadas em até 10 dias.

Já o prazo mais longo para marcação, com uso de uma operadora privada, é para a internação eletiva, que pode levar até 21 dias.

De acordo com a agência reguladora, esta é uma maneira de garantir ao beneficiário acesso oportuno ao que contratou e de estimular as empresas a promover o credenciamento de prestadores de serviços nos municípios que fazem parte de sua área de cobertura.

Além disso, todas as companhias deverão ter ao menos um serviço ou profissional em cada área contratada. “A ANS não pode interferir na capacidade de atendimento dos prestadores e sim regular para que haja no mínimo uma alternativa disponível, ou seja, a operadora deverá garantir o atendimento no tempo previsto, mas não exatamente com o profissional de escolha do beneficiário”, segundo Carla Soares, diretora adjunta de normas e habilitação dos produtos da ANS.

Para ter acesso aos prazos para demais atendimentos, basta entrar no site oficial da ANS.

 

Fonte: Blog Direito do Consumidor