× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

ANABB entrega V Prêmio Cidadania

ANABB realiza no próximo dia 11 de agosto, às 19h, a solenidade de entrega da premiação aos finalistas do V Prêmio Cidadania Herbet de Souza - Betinho


Em 01.01.2015 às 00:00 Compartilhe:


A Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil – ANABB realiza hoje, dia 11 de agosto, às 19h, a solenidade de entrega da premiação aos finalistas do V Prêmio Cidadania Herbet de Souza - Betinho. A premiação condecora os melhores projetos sociais, que promoveram a cidadania e a melhoria de vida de indivíduos e da coletividade em todo o país. Participaram comitês, associações e voluntários apoiados pelos funcionários do Banco do Brasil.

Mais de 130 projetos se inscreveram nas duas categorias do certame. Na Categoria Liberdade Responsável, direcionados para os que promoveram a ressocialização de pessoas que cumprem penas em departamento prisional, de jovens em liberdade assistida ou em situação de risco, foram inscritos 12 projetos. Na Categoria Livre, que inclui diversas áreas de atuação como erradicação do analfabetismo, educação regular de comunidades carentes, cursos profissionalizantes, combate de doenças, geração de emprego, entre outras, nela inscreveram-se 119 projetos.

Um total de R$ 70 mil em prêmios será distribuído entre os finalistas. Além do dinheiro, que contribui para ampliar os serviços oferecidos pelos projetos, os cinco primeiros vencedores em cada categoria receberão o troféu Betinho, especialmente instituído para o V Prêmio Cidadania. Todos os comitês inscritos também receberão um Certificado de Participação.

Durante a cerimônia de solenidade será realizada uma homenagem póstuma ao ex-presidente e senador Itamar Franco, por tudo o que ele representou para o movimento da Ação da Cidadania, para o Banco do Brasil e para o povo brasileiro. Como parte da herança política, Itamar foi responsável por promover a mobilização social. Em seu governo foi implantado o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), que marcou o engajamento do governo federal no combate à fome.

Será também homenageado o ex-presidente do Banco do Brasil, Alcir Augustinho Calliari, que esteve à frente do BB, de 1992 a 1995. Calliari é uma das figuras mais queridas do funcionalismo da instituição e muito contribuiu para a história de lutas e conquistas da ANABB.

Com mais de uma década de atuação, o programa ANABB CIDADANIA, inicialmente intitulado Brasil Sem Fome, já beneficiou comitês de norte a sul do país. Foram 49 projetos premiados em quatro edições do Prêmio Cidadania, 113 comitês beneficiados e cerca de R$ 1,5 milhão investido em projetos sociais. O programa é um sucesso graças ao trabalho dos funcionários do BB envolvidos nessa iniciativa e nas doações feitas ao programa.

Veja abaixo os finalistas de cada categoria, listados em ordem alfabética:

Categoria Livre:

ÁGUA É VIDA – Brasília (DF)
CIDADANIA – CURSOS PROFISSIONALIZANTES - Sapucaia (RS)
DE VIDA A SAÚDE – Alfenas (MG)
ESCOLA ECOLÓGICA – Brasília (DF)
FRUTO DA ESPERANÇA – Campinas (SP)
MÚSICA, EDUCAÇÃO, ESPORTE E CIDADANIA – Lages (SC)
PÃO DA VIDA – Viçosa do Ceará (CE)
PRÉ-VESTIBLAR PROVIDÊNCIA – Belo Horizonte (MG)
PROJETO SEMEANDO OPORTUNIDADES- Uberlândia (MG)
RESGATANDO A CIDADANIA – Mairi (BA)

Categoria Liberdade Responsável:

COMEÇAR DE NOVO – Joinville (SC)
FUTURO CIDADÃO – Cornélio Procópio (PR)
PRIMEIROS PASSOS PARA O TRABALHO – Brasília (DF)
RECICLANDO EXPERIÊNCIA – Brasília (DF)
SONHOS E REALIDADE – Viçosa (MG)
VISÃO DE LIBERDADE – Maringá (PR)
 

Fonte: Agência ANABB