× Modal
< Voltar


ANABB

Ex-presidente foi exemplo de firmeza e compromisso

A ANABB presta homenagem as contribuições do ex-presidente do Brasil


Em 04.07.2011 às 00:00 Compartilhe:

Desde o último sábado, 2 de julho, o Brasil está em luto oficial em respeito ao falecimento do senador e ex-presidente da República Itamar Franco. Um dos políticos mais importantes da história do país morreu em São Paulo, aos 81 anos. Ele estava internado há 43 dias e lutava contra uma leucemia, com baixa imunidade contraiu uma pneumonia que tirou-lhe a vida.

 

O legado deixado por Itamar é digno de muitas homenagens. O mineiro de Juiz de Fora e incentivador do automóvel Fusca assumiu a presidência do Brasil em um dos períodos mais conturbados da política nacional. Com a renúncia do presidente Fernando Collor, em 1992, de quem era vice, Itamar conseguiu manter firme a democracia.  Também formulou o Plano Real, que afastou o fantasma da inflação e gerou a estabilização da economia. Por isso, as qualidades de homem de fortes convicções, sem envolvimento em casos de corrupção, e de compromisso com o Brasil são sempre exaltadas.

Como parte da herança política, Itamar foi responsável por promover a mobilização social. Em seu governo foi implantado o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), que marcou o engajamento do governo federal no combate à fome. As campanhas deflagradas por Herbet de Souza, o Betinho, deram vitalidade às ações do governo Itamar Franco e alcançaram as ruas com os Comitês da Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria e pela Vida. Só no âmbito do Banco do Brasil foram formados, pelos funcionários, mais de 2 mil desses comitês.

As iniciativas fomentadas por Betinho e pelo bispo Dom Mauro Morelli e apoiadas por Itamar Franco abriram as portas para que em 1993 a ANABB desse o primeiro passo para a criação do programa Brasil Sem Fome e que hoje se chama ANABB CIDADANIA. Além disso, foi no mandato de Itamar que Alcir Augustinho Calliari (hoje Conselheiro Deliberativo da ANABB)  foi nomeado presidente do Banco do Brasil – reconhecidamente um dos mais respeitados nomes que já passaram pelo cargo e grande incentivador da ANABB.

Neste ano, a ANABB ensejava uma bela homenagem ao trabalho de Itamar Franco. Ele seria indicado para ser laureado na quinta edição do V PRÊMIO CIDADANIA Herbet de Souza. “Agora, vou sugerir à Diretoria Executiva que seja feita uma homenagem póstuma a Itamar Franco durante a entrega dos prêmios aos comitês, em solenidade que será realizada no dia 11 de agosto, por tudo o que ele representou para o movimento da Ação da Cidadania, para o Banco do Brasil e o povo brasileiro.” Ressalta o Vice-Presidente de Comunicação e coordenador do Prêmio Cidadania, da ANABB, Douglas Scortegagna:

Itamar Franco prestigiou e falou aos presentes no II Fórum Nacional de Debates ANABB, evento realizado em novembro de 2001, em Brasília. (Veja fotos abaixo)*

O ex-presidente, em sua curta passagem de dois anos e meio presidência da República, deixou cunhada a seguinte e importante frase, que ressalta bem sua preocupação com o povo brasileiro: “Nós devemos aos nossos credores dinheiro. Dinheiro se paga com dinheiro. Não se paga com a fome, a miséria e o desemprego dos cidadãos brasileiros”.

 

Itamar Augusto Cautiero Franco (1930 a 2011)





Fonte: Agência ANABB