× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Conselho de Segurança de Maringá completa 28 anos

Conselho de Segurança de Maringá completa 28 anos


Em 03.06.2011 às 00:00 Compartilhe:

Nestas quase três décadas, diversas ações realizadas pelo Conseg Maringá contribuíram para uma cidade mais segura

02/06/2011 | 15:22


No mês de junho, o Conseg Maringá comemora 28 anos de existência. Este foi o primeiro conselho do gênero a ser instituído no país. Nestas quase três décadas, diversas ações realizadas pelo Conseg Maringá contribuíram para uma Maringá mais segura.

Uma das ações deste ano foi projeto Reconhecer. Trata-se de um projeto de reconhecimento e valorização dos profissionais de todos os órgãos públicos ligados ao sistema de defesa social e segurança pública de Maringá que foi oficialmente lançado no mês passado.

Através do projeto estão disponibilizados, gratuitamente, aproximadamente 80 cursos de qualificação, profissionalizante ou de desenvolvimento pessoal. Informática, área da beleza (manicure, cabelo, automaquiagem), decoração de interiores e oratória são alguns dos cursos que fazem parte do projeto. Há ainda: técnico em eletroeletrônica, mecânico, eletricista predial, além pré-vestibular e outras dezenas de cursos.

Outro projeto de destaque é o “Visão de Liberdade”, que recentemente recebeu aproximadamente R$ 10 mil da Associação Nacional dos Profissionais do Banco do Brasil (ANABB). O projeto é realizado dentro da Penitenciária Estadual de Maringá (PEM), em que 16 presos produzem materiais de apoio para os deficientes visuais, como livros em braile e livros falados.

Criação
Em maio de 1983, após uma série de crimes registrados em Maringá, representantes de várias entidades se reuniram em assembleia, na Biblioteca Municipal, para exigir soluções dos órgãos públicos e do governo. Em 3 de junho daquele ano, representantes de diversas entidades se reuniram e chegaram a conclusão que para melhorar a segurança na cidade seria necessário a criação de um órgão para unir a comunidade na luta por melhorias na área de segurança pública.

Naquela mesma data foi elaborado o estatuto do Conseg e formada a primeira diretoria. Uma das primeiras ações desenvolvidas pelo conselho foi a arrecadação de fundos, com a realização de jantares e almoços, para consertar veículos da polícia, que então ficavam meses parados no pátio por falta de peças.

Fonte: Site HNews