× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Centrais discutem fim do fator previdenciário com governo

O encontro está marcado para 2 de junho


Em 18.05.2011 às 00:00 Compartilhe:


Foi marcada para o dia 2 de junho a próxima reunião dos representantes das seis centrais sindicais (CUT,CGTB, CTB, Força Sindical, Nova Central e UGT) com o governo para dar continuidade as negociações sobre temas de interesse da classe trabalhadora. Neste encontro, o tema prioritário, segundo as centrais, será a defesa do fim do fator previdenciário.

O presidente da CUT, Artur Henrique, informou que durante este mês serão coletadas informações sobre o assunto e discutidas alternativas para reduzir os prejuízos da Previdência Social.

O fator previdenciário reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes de atingir 65 anos no caso de homens ou 60 no caso das mulheres. O tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é de 35 anos para homens e 30 para mulheres.

Segundo Artur Henrique, foi entregue ao secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, uma agenda de negociações que também inclui os temas: redução da jornada de trabalho, desoneração da folha de pagamento, progressão de impostos e reforma tributária.

De acordo com o presidente da CUT, as reuniões entre o governo e as centrais sindicais serão mensais. O último encontro dos dirigentes das centrais com o secretário-geral da Presidência aconteceu no dia 5 de maio.

Fonte: Fenae Net