× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

Dom Mauro Morelli recebe homenagem pela luta contra a miséria

Dom Mauro Morelli recebe homenagem pela luta contra a miséria


Em 01.01.2015 às 00:00 Compartilhe:


“Alegra-me saber que vocês se empenham em honrar a memória e preservar o legado do Betinho. Meu empenho com a mesma causa transformou-se em prioridade absoluta em minha vida”, afirma o bispo Dom Mauro Morelli sobre a iniciativa da ANABB em promover o IV Prêmio Cidadania. Morelli esteve presente na ANABB na manhã desta quarta (14) para receber o troféu Betinho, como um dos homenageados do Prêmio Cidadania de 2005. Ele foi recepcionado pela diretoria da ANABB que escolheu homenagear o bispo por ele ser, juntamente com Betinho, um dos grandes divulgadores da ação da cidadania e da ética na política brasileira.
O filósofo Dom Mauro Morelli foi, por 24 anos, bispo da Diocese de Duque de Caxias, somando hoje 30 anos de episcopado. Estudou teologia no Saint Mary’s Seminary and University, nos Estados Unidos. Durante oito anos, esteve em São Paulo como auxiliar de Dom Paulo Evaristo Arns, quando se engajou na luta contra a Ditadura. Em 1985, esteve em 15 Estados brasileiros a serviço do Movimento Nacional Constituinte.
No ano passado, decidiu mudar os rumos de sua atuação na Igreja, dedicando-se integralmente a ajudar o Governo, ONGs e entidades civis em ações de segurança alimentar. Desde 1993 D. Mauro se engaja nessa causa, quando começou a colaborar com eventos da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, capitaneada por Betinho. Hoje, D. Mauro é considerado uma das principais expressões nacionais no combate à fome. É promotor do Comitê de Nutrição da ONU, preside o Conselho de Segurança Alimentar de Minas Gerais e de São Paulo, integra o Conselho Nacional para Alimentação e assessora iniciativas de combate à fome em todo o território nacional.

Leia entrevista com Dom Mauro Morelli publicada no jornal Ação 177.

Fonte: Agência ANABB