× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

5 de maio: Dia das Comunicações. Parabéns comunicadores do Brasil

A data foi criada em homenagem a Marechal Rondon


Em 05.05.2011 às 00:00 Compartilhe:


Em homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, Patrono das Comunicações no Brasil, o dia 5 de maio, dia de seu nascimento, é o Dia das Comunicações. A ANABB parabeniza todos os comunicadores do Brasil.

Durante 25 anos, entre o final do século 19 e início do 20, Rondon desbravou mais de 50 mil quilômetros de sertão, estendendo 2 mil quilômetros de fios de cobre pelo país, ligando a então capital federal, Rio de Janeiro, às mais distantes localidades pelo telégrafo.

A obra de Rondon é extensa. Também catalogou dados geográficos e cartográficos do então desconhecido interior do país, inspecionou as fronteiras do Amapá ao Rio Grande do Sul, criou parques nacionais e presidiu o Conselho de Proteção aos índios.

Nascido em 5 de maio de 1865, em Mimoso, cidade próxima a Cuiabá (MT), Rondon tinha origem indígena por parte de seus bisavós maternos - das tribos Bororo e Terena - e de uma bisavó paterna que era índia Guaná. Filho de Cândido Mariano da Silva e Claudina de Freitas Evangelista da Silva, tornou-se órfão precocemente e nem chegou a conhecer o pai, que morreu antes mesmo de Rondon nascer. A mãe faleceu quando ele tinha apenas 2 anos de vida. Criado pelo avô, Rondon ingressou cedo na escola militar, no Rio de Janeiro, aos 16 anos de idade.

O reconhecimento à sua obra ultrapassou as fronteiras nacionais, sendo um dos poucos brasileiros a ter seu nome inscrito em letras de ouro no Livro da Sociedade de Geografia de Nova Iorque. Ficou conhecido como o explorador que desbravou mais profundamente em terras tropicais, ao lado de outros como Amundsen e Pearry, descobridores dos pólos Norte e Sul; e Charcot e Byrd, exploradores que mais desbravaram as terras árticas e antárticas. Rondon ganhou as insígnias do posto de marechal em 1955, em cerimônia do Congresso Nacional. Três anos depois, falecia, no Rio de Janeiro, em 19 de janeiro de 1958, aos 92 anos.

Fonte: Agência ANABB com informações do Ministério das Comunicações