× Modal
< Voltar


Assuntos diversos

10,7 milhões não declararam

Quem ainda não declarou o Imposto de Renda 2011 tem até sexta-feira, dia 29, para acertar as contas com o Leão


Em 25.04.2011 às 00:00 Compartilhe:


Quem ainda não declarou o Imposto de Renda 2011 tem até sexta-feira, dia 29, para acertar as contas com o Leão.  Nesse prazo, 10,7 milhões de pessoas deverão fazer o ajuste anual do IR. A Receita Federal recebeu, até as 19 horas de domingo (24/4), 13.300.204 declarações, mas espera que esse número atinja a marca de 24 milhões até o fim da semana. Isso significa que, a partir de hoje, em média, 2,1 milhões de pessoas deverão prestar as informações ao Fisco por dia, ou 89,1 mil por hora. Desde o início do feriado da semana santa, mais de 1,3 milhão de pessoas aproveitaram o tempo livre para preencher e enviar o formulário.

Quem deixou para a última semana deve correr. O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, alerta para o risco de uma sobrecarga no sistema. “O cuidado, neste momento, é fazer a declaração o quanto antes. Acreditamos que não haverá problemas, mas, para tanto, os mais de 10,7 milhões que ainda faltam declarar não devem enviar as informações ao mesmo tempo”, observou. Adir lembra ainda que, para quem tiver dúvidas, o site da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) oferece uma seção de perguntas e respostas com os principais questionamentos dos contribuintes.

Internet
O servidor público Frederico Capute, 36 anos, ainda não declarou o imposto. Ele prefere deixar para os últimos dias a fim de se beneficiar da correção monetária (taxa Selic) e ganhar juros do Leão. “Para quem está no cheque especial e precisa de dinheiro rápido, pode até ser bom enviar o formulário cedo. Mas, para mim, o mais vantajoso é ser um dos últimos”, sustentou. Ele pretende prestar as contas com o Fisco apenas na sexta-feira. “Para não ter problemas, transporto todos os dados da minha declaração do ano passado”, ensinou Capute.

Para fazer a declaração, é necessário baixar o Programa Gerador de Declarações (PGD) disponível no site da Receita. O envio pode ser feito pela internet ou por meio de disquete, que deve ser entregue nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. Os formulários de papel não serão aceitos. Quem perder o prazo deverá pagar multa mínima de R$ 165,74 a até 20% do imposto total devido.

Fonte: Correio Braziliense