Duas vezes condecorado com o Prêmio Cidadania, o Comitê de Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria pela Vida de Sapucaia do Sul (RS), está, mais uma vez, recebendo o apoio da ANABB. A Associação destinou parte dos recursos arrecadados na campanha Brasil Sem Fome para as oficinas de elétrica e serralheria desenvolvidas pelo Comitê.
Duas vezes condecorado com o Prêmio Cidadania, o Comitê de Ação da Cidadania Contra a Fome e a Miséria pela Vida de Sapucaia do Sul (RS), está, mais uma vez, recebendo o apoio da ANABB. A Associação destinou parte dos recursos arrecadados na campanha Brasil Sem Fome para as oficinas de elétrica e serralheria desenvolvidas pelo Comitê. Os cursos já prepararam diversos jovens carentes para o mercado de trabalho.
Algumas obras feitas com o dinheiro doado pela campanha já estão prontas, como a instalação de um piso emborrachado na oficina de elétrica e de um piso com cimento especial na oficina de serralheria. O Comitê é coordenado há 10 anos pelos aposentados do BB, Nara Morais e Valério Gobatto, com a ajuda de pessoas da comunidade. Com o trabalho, 100 menores carentes já foram retirados das ruas. Em troca, aprendem um ofício que vai ajudá-los a iniciar a vida profissional. Ao concluir os estudos, eles recebem o certificado do Centro de Formação Profissional de Eletromecânica do Senai.
O sucesso da iniciativa é tanta que o Comitê vem conquistando parceiros. A Companhia de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul - RGE -, por exemplo, se
interessou pelo trabalho desenvolvido pelo Comitê e está estudando uma forma de acomodar os melhores alunos da turma de eletricidade em estágios na Companhia.
Os diretores da ANABB, Luiz Antonio Careli e Douglas Scortegagna, coordenador do Brasil Sem Fome, conferiram as reformas feitas nas oficinas, durante a inauguração no dia 29 de julho. O gerente do BB de Sapucaia do Sul, Sérgio Renato de Quadros Dutra, também esteve presente. "É um prazer apoiar projetos como este que se preocupam em capacitar os jovens. Com isso, cada um consegue alcançar seus objetivos com seus próprios esforços. Isto é cidadania", afirma Scortegagna.