× Modal
< Voltar


ANABB

ASSOCIADOS DE BRASÍLIA: PARTICIPEM DA CAMPANHA SETEMBRO ROXO 2023

 A campanha é promovida pelo Coletivo Filhas da Mãe, uma rede de apoio para cuidadores, familiares de pessoas com demências que desenvolve ações para o cuidado, autocuidado, políticas públicas e envelhecimento saudável


Em 20.09.2023 às 09:21 Compartilhe:

No próximo domingo, 24 de setembro, vai acontecer a Caminhada da Memória 2023, em Brasília. A concentração será partir das 8h na quadra 504 da W3 Sul. O evento integra a campanha Setembro Roxo 2023, promovida pelo Coletivo Filhas da Mãe que busca conscientizar a população sobre o alzheimer e outras demências.

Na programação após a caminhada, haverá atividades e brincadeiras para estimular a saúde física e mental dos participantes.

Na campanha do Setembro Roxo 2023, também são divulgados os 10 sinais de alerta para Alzheimer e outras demências. Apesar do mito que as demências ocorrem apenas entre pessoas idosas, 7% dos casos  acometem jovens adultos a partir dos 38 anos. São chamadas de demência precoce. Caso você note um ou mais sintomas em um familiar, busque ajuda e avaliação médica.

Veja os sinais de alerta:

  1. Perda de memória que interfere na rotina – É um dos sinais mais comuns, especialmente o esquecimento de informações recentes. Há outros sinais como esquecer datas ou eventos importantes; perguntar a mesma coisa repetidamente; necessitar cada vez mais de recursos para ajudar na memória ou depender cada vez mais de pessoas da família para atividades que antes eram resolvidas sem ajuda.

    Mudança comum relacionada à idade – Esquecer-se eventualmente de nomes ou compromissos, mas lembrar-se deles depois.
     
  2. Desafios em planejar ou resolver problemas – Algumas pessoas podem experimentar mudanças na habilidade de planejar, desenvolver, organizar e seguir um plano ou de trabalhar com números. Elas podem ter dificuldade para seguir uma receita familiar que faziam com freqüência.  Ou dificuldade de pagar contas mensais. Elas podem apresentar dificuldade de se concentrar e demoram mais tempo para realizar atividades que faziam antes.

    Mudança comum relacionada à idade – Cometer erros ocasionais, reconhecer dificuldade e traçar estratégias para melhorar o desempenho.
     
  3. Dificuldade em completar tarefas familiares em diferentes situações – Pessoas com Alzheimer e outras demências  podem ter dificuldade para completar tarefas diárias, seja em casa, no trabalho ou no lazer. Às vezes podem ter dificuldade de fazer compras, utilizar transportes públicos ou por aplicativos, dirigir um carro, se deslocar até um local familiar, dificuldade para gerenciar suas finanças ou para se lembrar das regras de um jogo favorito.

    Mudança comum relacionada à idade – Precisar, ocasionalmente, de ajuda para programar o microondas, para gravar um programa de TV ou para utilizar um software novo no celular.
     
  4. Confusão com tempo e lugar – Algumas pessoas podem ter dificuldade em manter orientação relacionadas às datas (dia/mês/ano), podem ter dificuldade de localização e até mesmo confundir  a cidade onde moram. Elas podem confundir endereços em que se encontram ou se perder em locais conhecidos.Dificuldade para compreender imagens visuais e relações espaciais – Para algumas pessoas, ter problemas com a visão é um sinal de Alzheimer ou outras demências. Elas podem ter dificuldade para ler, avaliar a distância e determinar a cor ou o contraste, o que pode causar problemas para dirigir.

    Mudança comum relacionada à idade – Ficar confusa com o dia da semana, mas se dar conta  em seguida.
     
  5. Dificuldade para compreender imagens visuais e relações espaciais – Para algumas pessoas, ter problemas com a visão é um sinal de Alzheimer ou outras demências. Elas podem ter dificuldade para ler, avaliar a distância e determinar a cor ou o contraste, o que pode causar problemas para dirigir.

    Mudança comum relacionada à idade – Mudança de visão relacionada à catarata e  à presbiopia. A presbiopia é um distúrbio de visão onde a pessoa não consegue perceber com nitidez os objetos próximos.

 

PROGRAMAÇÃO 

  • CUIDADO/ AUTOCUIDADO - dia 24/09, das 8h às 12h
    Saída: da frente do SESC-DF na 504 Sul até a frente da Fundação Athos Bulcão na 510 Sul. Retorno para o SESC-DF, na  Quadra 504.
    Vão ser realizadas atividades pós-caminhada até às 12h.
     
  • AUTOCUIDADO - dia 26/09, das 15h às 17h
    Oficina de Caixas de Papel (15 vagas).  Coordenação Raquel Flores, na Fundação Athos Bulcão, Quadra 510, na W3 Sul.  Parceria: Fundação Athos Bulcão (inscrições na Fundação Athos).
     
  • POLÍTICAS PÚBLICAS -  dia 27/09, às 10h
    Reunião Pública sobre a Implementação da Lei 6926/2021, na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Coordenação: Deputado Gabriel Magno, presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da CLDF.
     
  • CULTURA – 29/09, sexta-feira, a partir das 18h.
    Cinema no Beco, com apresentação de mini documentário e happy hour  com apresentação especial do grupo de choro  As Ivones, na Colabora/Beco da Inclusão,  Quadra 507 da W3 Sul. Parceria: Colabora e As Ivones  (aberto ao público).

     
  • MAIS INFORMAÇÕES: @blocofilhasdamae ou e-mail: filhasdamaecoletivo@gmail.com

 

PROCURE AJUDA

Em julho de 2023, o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPE-DF) lançou o “Guia de Ações e Serviços para Pessoas Idosas com Demências e Cuidadores/as no Distrito Federal”.

O Guia é resultado de uma parceria do Coletivo Filhas da Mãe e do Fórum Distrital da Sociedade Civil em Defesa da Pessoa Idosa  com o IPE-DF para mapear os serviços públicos existentes.

Fonte: Agência ANABB