× Modal
< Voltar


ANABB

ANABB REPUDIA DECISÃO DE JUIZ QUE DETERMINA AFASTAMENTO DO PRESIDENTE DA PREVI

Diretoria Executiva da Associação entende que a intervenção, inoportuna e desnecessária, atende a interesse político do deputado postulante


Em 26.05.2023 às 14:09 Compartilhe:

A Diretoria Executiva da ANABB está ao lado de milhares de participantes da PREVI - Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil para repudiar a intervenção inoportuna e desnecessária de um juiz federal substituto cuja decisão determina o afastamento de João Fukunaga do cargo de presidente da entidade.

A ANABB entende que a decisão do juiz federal substituto da 1ª Vara Cível do DF, Marcelo Gentil Monteiro, publicada nesta quinta-feira (25) em atendimento a um pedido do deputado estadual de São Paulo Leonardo Siqueira de Lima (Novo), resultou da falta de conhecimento pleno do magistrado sobre o tema e está pautada pelo interesse político do deputado postulante.

“O ativismo judicial serve aos que conspiram contra o Estado Democrático de Direito. Como espumas ao vento, tais decisões têm curta duração, até que uma forte lufada proveniente de nova decisão, baseada efetivamente nos preceitos legais e no espírito republicano, venha a dissipar os vestígios daquela primeira decisão afoita”, comenta o presidente da ANABB, Augusto Carvalho.

Fukunaga é funcionário do BB e associado do plano Previ Futuro desde 2008. A indicação de seu nome ao cargo de presidente da Previ ocorreu a partir de decisões colegiadas do Banco do Brasil e da Caixa de Previdência, sendo a nomeação habilitada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) – que é o órgão regulador na área de fundos de pensão.

Portanto, a nomeação de João Fukunaga cumpriu as exigências regulatórias e está em conformidade com a legislação para o exercício do cargo.

 

Fonte: Agência ANABB