× Modal
< Voltar


ANABB

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA E VEJA COMO VOCÊ FAZ PARTE DA ANABB

A trajetória da ANABB foi feita pelos próprios funcionários do BB e é marcada por lutas e conquistas


Em 24.03.2023 às 17:35 Compartilhe:

Muitos colegas do Banco do Brasil ainda não conhecem a ANABB. Por isso, resgatamos um pouco da nossa história para mostrar à nova geração que a trajetória da ANABB foi feita pelos próprios funcionários do BB e é marcada por lutas e conquistas.

 

NOSSA ORIGEM 
Ao longo dos anos, o funcionalismo do Banco do Brasil criou várias entidades representativas, cada uma atuando em uma área específica: além da Cassi e Previ, sindicatos, AABBs, cooperativas de consumo e de crédito, associações de aposentados, de portadores de deficiência, Unamibb, Caref, entre outras.

Em 1986, os próprios funcionários do Banco identificaram que faltava uma associação, de caráter nacional, que servisse como grupo de pressão eficaz junto ao Executivo, Legislativo, Judiciário, ao próprio Banco do Brasil e a todas as entidades da sociedade civil. Essa entidade seria capaz de ampliar a ação política e o nível de consciência dos que constroem o dia a dia de uma das maiores instituições financeiras do país.

A ANABB surgiu em fevereiro de 1986 para ocupar este espaço vazio, investindo na organização da representação política do funcionalismo e fortalecendo, através de sua ação institucional, o Banco do Brasil e seu corpo funcional.

 

O QUE FIZEMOS E QUE VOCÊ NÃO SABE 

EM 1986 E 1987
A ANABB negociou diretamente com a diretoria do Banco direitos e vantagens para os funcionários do BB, tais como equiparação com o Banco Central, reposição dos dias parados em função de greves e licença-prêmio após cincos anos de serviço.

I Encontro Nacional de Associações de Funcionários do BB, realizado em 1987. 

 

EM 1988 E 1989
Apresentamos à Assembleia Nacional Constituinte diversas emendas populares defendendo os interesses e objetivos do funcionalismo, do Banco e da sociedade.

Exemplos: participação dos trabalhadores no lucro das empresas; isenção de parte dos proventos de aposentadoria para efeito do Imposto de Renda, definição do papel do Banco do Brasil como principal agente financeiro do governo.

Entrega de emendas elaboradas pela ANABB ao senador Afonso Arinos, presidente da Comissão de Sistematização da Assembleia Nacional Constituinte (3º, a partir da esq.). Na foto, também estão José Flávio Berçott (então presidente da ANABB, do lado dir. de Arinos) e João Botelho (vice-presidente da ANABB, do lado esq. de Arinos)

 

EM 1998
Durante os trabalhos da Comissão Especial da Câmara que tratava da regulamentação do art.192 da Constituição (reforma do Sistema Financeiro Nacional), a atuação da ANABB foi decisiva, pois uniu forças para que o substitutivo do então deputado César Maia, desfavorável aos bancos públicos, não fosse a plenário para votação.

Encontro de lideranças do funcionalismo do BB com o então deputado Michel Temer (à esq. na foto, sentado) e o deputado Augusto Carvalho (no centro da foto, de terno claro), atual presidente da ANABB. O então presidente da Associação, Valmir Camilo, é o 1º à dir.).

 

EM 1999
Ingressamos na Justiça com ações garantindo a reposição de parcela do FGTS que o Sistema Financeiro de Habitação, através da CEF, indevidamente deixou de incorporar ao patrimônio de milhares de funcionários.

Seminário Nacional de Dirigentes, realizado pela Associação. Na foto, Valmir Camilo, presidente da ANABB (o 1º à dir. na mesa).

 

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS
Em 37 anos de existência, a ANABB esteve presente em ações de pequeno e grande alcance. Continue acompanhando nossas redes sociais para saber mais da nossa história.

 

Fonte: Agência ANABB