Neste Dia Internacional da Mulher, Associação reforça seu compromisso com a defesa dos direitos das funcionárias do BB
Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a ANABB reforça mais uma vez seu compromisso com a defesa dos direitos de todas as mulheres, em especial das funcionárias do BB. Mulheres estas que sempre tiveram que lutar para fazer valer suas conquistas.
O 8 de março é, portanto, uma data tão importante quanto histórica. O direito das mulheres ao voto no Brasil, por exemplo, foi conquistado apenas em 24 de fevereiro de 1932, depois de muitas mobilizações femininas.
Já no ano seguinte elas puderam votar e ser votadas para a Assembleia Nacional Constituinte, que garantiu definitivamente o voto às mulheres na Constituição de 1934. Conquistado o voto, as mulheres continuam a lutar por maior representatividade tanto nos espaços públicos quanto nas empresas.
Apesar de responderem por 51,1% da população brasileira (PNAD Contínua 2021), as mulheres ocupam apenas 87 das 513 cadeiras na Câmara dos Deputados e 15 das 81 no Senado (em exercício).
No BB, a participação feminina também é inferior à sua presença na população. Segundo o Relatório Anual 2021, do total de 84.597 funcionários, apenas 35.927 são mulheres (o que representa 42,4% do universo de funcionários). Entre os postos de liderança, a situação mantém o desequilíbrio. Nos 23 cargos de Diretoria, por exemplo, 18 são ocupados por homens e apenas 3 por mulheres (2 estão vagos atualmente).
Mas essa situação começa a mudar. No último dia 16 de janeiro, a funcionária de carreira Tarciana Medeiros, nordestina de Campina Grande (PB), se tornou a primeira mulher a assumir a Presidência do BB nos 214 anos da instituição. Com ela, outras três mulheres foram indicadas como vice-presidentes entre os 8 cargos disponíveis (um encontra-se vago hoje).
A ANABB permanece junto dessas mulheres na luta por respeito e igualdade de oportunidades. Afinal, as quase 40 mil mulheres associadas à entidade seguem lutando pelo direito a uma carreira, a salários justos, de serem ouvidas e de serem respeitadas.
Por isso, a ANABB reforça seu compromisso na defesa dos direitos de tantas mulheres que, na busca por justiça e igualdade, fazem desse mundo um lugar melhor para se viver. No presente e no futuro.
Veja a homenagem da ANABB às mulheres no vídeo abaixo: