× Modal
< Voltar


ANABB

ANABB DENUNCIA POSSÍVEL IMPROBIDADE DE EX-DIRETOR DA PREVI

Um dos principais veículos de comunicação do país, o Estadão repercutiu o assunto nesta quarta (8)


Em 08.02.2023 às 09:47 Compartilhe:

A ANABB protocolou junto ao Banco Central (BCB) denúncia contra o indicado para assumir o cargo de vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial do BB, José Ricardo Sasseron. O assunto chamou a atenção da mídia e virou pauta no jornal Estadão, nesta quarta (8/2). 

Clique aqui e veja a matéria do Estadão

Acesse a matéria em PDF

Na carta enviada ao BCB, a ANABB indica que José Ricardo Sasseron pode estar envolvido em atos possivelmente passíveis de enquadramento como improbidade administrativa, enquanto foi Diretor de Seguridade da Previ, entre os anos de 2006 a 2012. Ele integra o grupo de dirigentes do Banco e da Previ que usufruirá por toda a vida dos benefícios obtidos pela ausência do teto, situação por ele mesmo imposta na época em que esteve na gestão da Previ.

Na denúncia, a ANABB apresentou diversos documentos que comprovam as condutas de Sasseron em benefício próprio. Em um deles, o então diretor da Previ confirma que tinha ciência de que os honorários recebidos pelos dirigentes da Previ/BB, ele incluso, levam em consideração inúmeros valores que não deveriam compor o salário de participação. Também afirma que seria impossível à PREVI corrigir o “rombo” dos salários de participação de seus dirigentes, no sentido que não teria escolha outra se não se beneficiar pessoalmente da ausência deste teto.

Foi também na qualidade de Diretor de Seguridade que Sasseron informou à Previc que teria a PREVI/BB “desistido” do processo de regularização do regulamento, que reinstituiria o teto em questão.

As condutas de Sasseron estão sendo apuradas pelo Tribunal de Contas da União e, também, pelo Ministério Público Federal, sendo que ambos os processos são passíveis de ensejar responsabilização e sanções ao então dirigente pelos atos praticados entre os anos de 2008 e 2012.

A ANABB entende que a responsabilidade pela indicação dos dirigentes do Banco do Brasil é do Tesouro e seus acionistas, preferindo sempre elogiar as indicações quando essas merecem o reconhecimento da entidade – como o caso da indicação da gestora maior Tarciana Medeiros - e silenciar quanto às indicações que julga terem sido feitas considerando sempre os critérios técnicos. Neste caso, o entendimento da ANABB é que José Ricardo Sasseron foi o grande responsável por prejuízos bilionários para milhares de funcionários e aposentados do Banco do Brasil, ao se beneficiar e beneficiar um pequeno grupo de dirigentes do Banco e da Previ.

Fonte: Agência ANABB