Presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia. ANABB foi representada pelo presidente Augusto Carvalho
A nova presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, assumiu o cargo em cerimônia realizada no final da tarde desta segunda-feira (16) com o compromisso de conciliar a atuação comercial do Banco e o seu relevante papel social. A solenidade que deu posse à primeira mulher na Presidência do BB em 214 anos de história contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“A missão que assumo, a partir de hoje, é extremamente relevante e desafiadora. Assumo aqui o compromisso de continuar a entregar resultados sustentáveis para os nossos acionistas e de ser relevante na vida das pessoas, em todos os momentos, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou Tarciana.
“O BB continuará a ser um banco rentável e sólido, criando valor para a sociedade. Podemos, sim, conciliar nossa atuação comercial com uma atuação pública. Ajudaremos ainda mais os nossos clientes a se desenvolverem, criando relacionamentos de confiança e duradouros”, continuou ela.
Em seu pronunciamento, o presidente Lula pediu a Tarciana que o BB, principal financiador da agricultura no país, olhe com mais atenção também para o pequeno e o médio produtor rural. “Desejo um Banco do Brasil muito forte. O pobre, neste país, não é o problema. Ele é a solução, à medida que é incluído na economia. Nós vamos, outra vez, incluir o povo pobre na economia e queremos que o Banco do Brasil cumpra com sua parte”, enfatizou Lula.
Veja a mensagem da ANABB à presidente do BB:
FUNCIONÁRIA DE CARREIRA
Natural de Campina Grande (PB), Tarciana Medeiros ingressou no BB em 2000, na agência Posto da Mata (BA). Antes, trabalhou como feirante e professora. Aos 44 anos, é Bacharel em Administração de Empresas e possui pós-graduação em Administração, Negócios e Marketing e em Liderança, Inovação e Gestão.
No Banco, Tarciana Medeiros liderou a Superintendência Comercial da BB Seguros entre 2013 e 2018, ano em que assumiu cargo executivo na Diretoria de Empréstimos e Financiamentos. Ainda exerceu cargo administrativo na Petros, fundo de pensão dos funcionários da Petrobras.
ENTIDADE REPRESENTATIVA
O presidente da ANABB, Augusto Carvalho, compareceu à cerimônia na condição de representante de uma entidade associativa defensora dos legítimos interesses dos funcionários da ativa e aposentados. A solenidade contou também com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, entre outras autoridades.
A ministra aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento de novo edital conjunto do Banco do Brasil e do Ministério da Cultura para a seleção de projetos culturais de 2023 a 2025. Além de agente de fomento à economia nacional e do papel público de democratização de acesso ao crédito, o BB é grande promotor da cultura, patrocinando exposições de arte e sessões de teatro e de cinema nos centros culturais de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.
Na foto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra Margareth Menezes e a presidente do BB, Tarciana Medeiros (ao microfone)