× Modal
< Voltar


Banco do Brasil

BB OBTÉM 80 MILHÕES DE EUROS EM CRÉDITOS PARA REFLORESTAMENTO

Recursos foram captados na COP 27, em meio aos esforços mundiais para redução dos efeitos das mudanças climáticas no planeta


Em 16.11.2022 às 18:05 Compartilhe:

O Banco do Brasil celebrou um contrato de captação de recursos com o banco alemão KfW Bankengruppe, uma das instituições líderes no fomento a projetos de conservação ambiental no mundo. Por meio da parceria, o BB oferecerá 80 milhões de euros para o financiamento de ações que privilegiem o reflorestamento e a restauração de áreas degradadas no setor agropecuário.

A parceria foi oficializada nesta terça (15), durante o painel Carbono + Conservação na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27). Realizada em Sharm El Sheikh, no Egito, a COP 27 conta com a participação de mais de 190 países e seguirá até a próxima sexta-feira (18), debatendo ações concretas dos países para a redução dos impactos da indústria, agricultura e consumo sobre o meio ambiente.

Durante o painel desta terça, o BB apresentou casos de projetos financiados pela instituição voltados ao mercado de carbono e à concessão de crédito sustentável. No dia anterior, representantes do Banco participaram de painéis virtuais em que foram apresentadas ações apoiadas pela empresa com foco na agricultura orgânica e na certificação de Tecnologias Sociais – estas últimas, realizadas pela Fundação Banco do Brasil em fomento à produção de comunidades tradicionais.

Nesta quinta (17), será a vez do Banco do Brasil participar do painel Mercado Global de Carbono – Descarbonização e Investimentos Verdes. O objetivo é debater o mercado de créditos de carbono enquanto alternativa econômica para promoção da proteção ambiental.

O BB conta com um amplo portfólio de negócios ASG - Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança, o que contribui para adoção de iniciativas de geração de emprego e renda em comunidades afetadas pelas mudanças climáticas. Em setembro de 2022, a carteira de crédito sustentável do BB alcançou a marca de R$ 321 bilhões.

Parte dos recursos são destinados ao suporte de linhas de crédito ASG para estados e municípios, alcançando R$ 52,5 bilhões em 2022 – o que já beneficiou mais de 400 cidades brasileiras. É por ações deste tipo que o BB foi considerado pelo segundo ano consecutivo pela Corporate Knights como o banco mais sustentável do mundo.

O reconhecimento rendeu ao BB um convite do Rei Charles III, do Reino Unido, para participar de encontro prévio à COP 27 com representantes de outras 200 empresas de atuação global. A reunião tinha como propósito ampliar iniciativas direcionadas a amenizar os efeitos das mudanças climáticas. Veja mais sobre o encontro no link abaixo:

Banco do Brasil participa de reunião sobre sustentabilidade com empresas globais

 

Fonte: Agência ANABB