Recursos foram captados na COP 27, em meio aos esforços mundiais para redução dos efeitos das mudanças climáticas no planeta
O Banco do Brasil celebrou um contrato de captação de recursos com o banco alemão KfW Bankengruppe, uma das instituições líderes no fomento a projetos de conservação ambiental no mundo. Por meio da parceria, o BB oferecerá 80 milhões de euros para o financiamento de ações que privilegiem o reflorestamento e a restauração de áreas degradadas no setor agropecuário.
A parceria foi oficializada nesta terça (15), durante o painel Carbono + Conservação na 27ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 27). Realizada em Sharm El Sheikh, no Egito, a COP 27 conta com a participação de mais de 190 países e seguirá até a próxima sexta-feira (18), debatendo ações concretas dos países para a redução dos impactos da indústria, agricultura e consumo sobre o meio ambiente.
Durante o painel desta terça, o BB apresentou casos de projetos financiados pela instituição voltados ao mercado de carbono e à concessão de crédito sustentável. No dia anterior, representantes do Banco participaram de painéis virtuais em que foram apresentadas ações apoiadas pela empresa com foco na agricultura orgânica e na certificação de Tecnologias Sociais – estas últimas, realizadas pela Fundação Banco do Brasil em fomento à produção de comunidades tradicionais.
Nesta quinta (17), será a vez do Banco do Brasil participar do painel Mercado Global de Carbono – Descarbonização e Investimentos Verdes. O objetivo é debater o mercado de créditos de carbono enquanto alternativa econômica para promoção da proteção ambiental.
O BB conta com um amplo portfólio de negócios ASG - Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança, o que contribui para adoção de iniciativas de geração de emprego e renda em comunidades afetadas pelas mudanças climáticas. Em setembro de 2022, a carteira de crédito sustentável do BB alcançou a marca de R$ 321 bilhões.
Parte dos recursos são destinados ao suporte de linhas de crédito ASG para estados e municípios, alcançando R$ 52,5 bilhões em 2022 – o que já beneficiou mais de 400 cidades brasileiras. É por ações deste tipo que o BB foi considerado pelo segundo ano consecutivo pela Corporate Knights como o banco mais sustentável do mundo.
O reconhecimento rendeu ao BB um convite do Rei Charles III, do Reino Unido, para participar de encontro prévio à COP 27 com representantes de outras 200 empresas de atuação global. A reunião tinha como propósito ampliar iniciativas direcionadas a amenizar os efeitos das mudanças climáticas. Veja mais sobre o encontro no link abaixo:
Banco do Brasil participa de reunião sobre sustentabilidade com empresas globais