Itens de higiene pessoal serão arrecadados e entregues para mulheres em situação de vulnerabilidade
Se para a maior parte da população que menstrua os cuidados são apenas mais um hábito de higiene, para uma parcela significativa de meninas e mulheres a realidade é outra, com condições precárias que incluem falta de acesso à itens básicos, falta de informação ou de apoio nesse período.
Recentemente um estudo do UNICEF “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos” jogou luz ao problema no país e evidenciou que 713 mil meninas vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em seu domicílio e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.
A estimativa é de que uma em cada dez meninas perdem aula quando estão menstruadas. Diante da problemática, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu que o direito das mulheres à higiene menstrual é uma questão de saúde pública e de direitos humanos.
E o que fazer diante desse cenário?
A CAMPANHA
Logo, logo começa a campanha do Outubro Rosa e este ano a ANABB vai fazer diferente. Dedicaremos todo o mês a falar de temas relacionado à saúde da mulher. Além de alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce ao câncer de mama, vamos falar também de dignidade menstrual.
A partir de 3 de outubro iniciaremos a campanha ABSORVA ESSE CICLO com palestras e eventos de sensibilização para os associados, e arrecadação de itens de higiene básico, como absorvente, sabonete, creme dental e papel higiênico. Os itens arrecadados serão entregues para instituições de caridade que cuidam de meninas e mulheres em situação de pobreza menstrual.
Essa é uma tarefa que jamais deve ser esquecida, afinal ela está presente todos os meses. Queremos mudar essa realidade realizando iniciativas que impactem positivamente as mulheres em vulnerabilidade.
COMO PARTICIPAR?
Para que a campanha alcance o máximo de mulheres em pobreza menstrual contamos com o apoio dos nossos associados que poderão doar os itens básicos de higiene pessoal.
Esse é um projeto piloto que se iniciará com os associados dos Distrito Federal e as doações poderão ser entregues no edifício sede da ANABB na SHC SUL CR Quadra 507 Bloco A Loja 15 – Asa Sul - Brasília/DF.
Os diregs de cada jurisdição que se interessarem pela campanha podem participar também.