Obra traz testemunhos pessoais e relatos de quem vivenciou a luta contra a ditadura civil-militar nos anos 1970 na Universidade de Brasília
Recém lançado, o livro UnB anos 70 - Memória do Movimento Estudantil revela a memória coletiva dos estudantes que vivenciaram a Universidade de Brasília (UnB) nos anos 1970, período de grande mobilização e de resistência contra a ditadura civil-militar que governou o país no período.
Inserido no contexto de comemorações pelos 60 anos da UnB, completados no último 21 de abril, o livro resgata a história e as contribuições dos estudantes que, a partir da universidade, colaboraram para a formação de uma grande frente da sociedade civil pela Campanha das Diretas-Já e a redemocratização possível de 1985.
Com organização da jornalista Maria do Rosário Caetano, o livro de 470 páginas é formado a partir dos testemunhos pessoais e dos relatos de quem viveu aquela época, narrativas que compõem um abrangente mosaico sobre o período. O presidente da ANABB, Augusto Carvalho, por exemplo, é citado na parte IV do livro, em capítulo dedicado aos estudantes que se tornaram parlamentares.
“Presidiu o sindicato dos bancários de 1980 a 1984, abrindo espaços à renovação de outras entidades de trabalhadores da cidade. O sindicato que liderou teve papel primordial na retomada e afirmação de um rico movimento cultural em Brasília”, diz um trecho da obra, sobre o espaço oferecido pelo movimento sindical a artes como a música, o teatro e o cinema.
“Foi deputado federal por cinco mandatos, participou da elaboração da Constituição de 1988, sendo autor de várias emendas de interesse dos trabalhadores. Também exerceu mandato de deputado distrital. Participou das grandes jornadas da redemocratização, como a campanha das diretas-já, Anistia e representação política do povo de Brasília”, aponta outro trecho do livro sobre a trajetória de Augusto Carvalho.
FICHA TÉCNICA
Obra: UnB anos 70 - Memória do Movimento Estudantil
Organizadora: Maria do Rosário Caetano
Edição: 1ª / 2022
Editora: Alameda Editorial, São Paulo
Onde comprar: no site da editora – link disponível aqui