Um dos pontos de atenção da ANABB é saber se as conquistas alcançadas no Plano de Associados, que vão além do rol, serão preservadas
A ANABB encaminhou ofício ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, solicitando participação como expositora em audiência pública que acontecerá em setembro. A Associação tem interesse em participar dos debates sobre as coberturas de plano de saúde e sobre o rol de procedimentos instituído pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O tema preocupa milhares de pessoas no país. Por isso, a Associação vem estudando o assunto para entender como as mudanças no rol de procedimentos impactam a vida dos associados e seus familiares.
Um dos pontos de atenção da ANABB é saber se as conquistas alcançadas no Plano de Associados, que vão além do rol, serão preservadas. Esse é um ponto muito importante para a entidade que está insistentemente cobrando um posicionamento da Cassi. A ANABB encaminhou ofício solicitando esclarecimentos à Caixa de Assistência e até o momento não obteve respostas.
Clique aqui e veja o ofício enviado à Cassi
Na audiência do STF, a ANABB pretende defender a necessidade de entendimentos em favor do rol exemplificativo, apresentando os impactos da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) na vida dos usuários de plano de saúde, bem como as dificuldades enfrentadas em caso de continuidade do entendimento pelo rol taxativo. Também pretende discutir os reflexos da decisão no Sistema Único de Saúde e a necessidade de definição do tema pelo Poder Legislativo.
PARTICIPAÇÃO DA ANABB NA AUDIÊNCIA
A audiência convocada pelo ministro Luís Roberto Barroso está prevista para acontecer nos dias 26 e 27 de setembro de 2022 e dela poderão participar representantes do poder público e da sociedade civil.
A Associação vai apresentar possíveis soluções que podem ser tomadas para atenuar a problemática existente na relação entre operadoras de planos de saúde e consumidores.
A conselheira deliberativa da ANABB, Graça Machado, será a representante da Associação na audiência. Ex-diretora da Cassi, Graça é uma das lideranças do funcionalismo que dedicou grande parte da sua vida para discutir temas relacionados à Cassi e a saúde dos colegas do BB.