× Modal
< Voltar


ANABB

FRAUDES DIGITAIS: ANABB INICIA SÉRIE PARA AUXILIAR OS ASSOCIADOS

Acompanhe os próximos conteúdos semanais e veja dicas de como não cair em golpes


Em 19.07.2022 às 12:01 Compartilhe:

Você provavelmente conhece alguém que já foi vítima de um golpe bancário, por telefone, pela internet, pelas redes sociais, entre outros milhares que aterrorizam toda a população. Uma pesquisa realizada recentemente pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apontou que 3 em cada 10 brasileiros já foram vítimas de golpes ou tentativas de fraudes.

De acordo com o levantamento, o percentual de pessoas vítimas de golpes vem aumentando gradativamente. Em setembro/2021 eram 21% dos entrevistados; em dezembro/2021, subiu para 22% e, em junho de 2022, chegou a 31%. 

Aqueles que se declaram mais atingidos foram homens em sua maioria (33%), os que ganham acima de cinco salários mínimos (41%), com nível superior (38%) e na faixa etária acima de 60 anos (35%). 

Para a Febraban, o golpe mais comum ainda é a clonagem de cartão que alcançou 64% dos entrevistados na pesquisa.  

Outro estudo realizado pelo Instituto Datafolha, no final de junho, mostra que, somente no estado de São Paulo, uma em cada três pessoas tem um familiar que foi vítima de fraude bancária ou teve dinheiro desviado da conta. 

Diante das estatísticas e como forma de conscientizar nossos associados, a ANABB vai produzir uma série de matérias com dicas importantes de proteção contra crimes digitais – muitos deles até utilizam o nome do Banco do Brasil e o da Associação para ludibriar os colegas.

Fique ligado, pois na primeira matéria falaremos sobre fraudes bancárias e como você pode se proteger.

Fonte: Agência ANABB