× Modal
< Voltar


ANABB

ANJO DE QUATRO PATAS NO BANCO DO BRASIL

Conheça a história inspiradora do funcionário da Diretoria de Tecnologia, deficiente visual, e de seu cão-guia que atua de crachá e uniforme personalizado do banco


Em 04.07.2022 às 15:35 Compartilhe:

Histórias de superação naturalmente inspiram, ainda mais as que envolvem pessoas com algum tipo de limitação física ou motora. São relatos que despertam sensações de poder e que passam mensagens poderosas de que todos são capazes de conquistar seus objetivos, bastando disposição para lutar.

Um desses casos se passa dentro da Diretoria de Tecnologia do BB (DITEC) e envolve o analista Thiago Diniz, deficiente visual de 38 anos, e de seu cão-guia Mellie, uma Golden Retriever de 5 anos que atua de crachá e uniforme personalizado do BB.

“Ela é um sucesso, costumo até brincar que é a mais nova analista da Ditec, minha anjinha de quatro patas que facilita minha locomoção, me dá autonomia e mais segurança para eu fazer minhas tarefas”, destacou o bancário que possui apenas 5% da visão, devido a uma doença degenerativa que possui desde os 7 anos de idade.

Transferido recentemente de Matozinhos (MG) para Brasília (DF), Thiago e sua cadelinha Mellie rapidamente se adaptaram aos novos desafios impostos pela nova rotina, cidade e local de trabalho. Esse fato só ratifica a importância desse tipo de animal, totalmente treinado e preparado para facilitar a vida de um deficiente visual.

Mais do que conduzir seu tutor nos trajetos diários, identificando eventuais obstáculos que possam representar perigo, Mellie possui uma relação próxima e afetiva com Thiago. “Temos um vínculo muito forte, uma relação maior até de um pai e um filho, pois estamos juntos em praticamente todos os momentos. A Mellie é linda e maravilhosa”, destacou com alegria em suas palavras.

OPORTUNIDADE E GRATIDÃO AO BB

Formado em Administração de Empresas e pós graduado em gestão de pessoas, Thiago trabalhou por 12 anos na prefeitura de Matozinhos (MG), município a cerca de 50 quilômetros de Belo Horizonte. Com o intuito de ter uma carreira ascendente, decidiu prestar concursos públicos. Após “bater na trave” algumas vezes, segundo ele, identificou no Banco do Brasil uma oportunidade alinhada com o que buscava; foi aprovado e tomou posse em 2015.

No BB, encontrou uma empresa que se preocupa com o deficiente físico e que dá condições para o desempenho de suas tarefas. Por meio de recursos tecnológicos, como leitor de tela que transmite informações em formato de áudio, Thiago desempenha suas atividades de forma positiva e com a mesma facilidade que os demais colegas que enxergam normalmente.

Além disso, Thiago também encontrou no Banco do Brasil um importante apoio e suporte na tomada de decisão que mudaria sua vida pra sempre: a adoção do cão-guia. “A Mellie é uma cadela treinada numa escola dos Estados Unidos. Quando eu comuniquei que tinha sido chamado para buscá-la, onde tive que ficar em treinamento por 3 semanas, o BB me deu licença remunerada e depois me ressarciu os gastos que tive com a passagem aérea”, contou o bancário.

Desde 2017, Thiago e Mellie são figuras inseparáveis e, agora, reconhecidas no cotidiano da Ditec, em Brasília. “Apesar da iniciativa ter partido de mim, tive esse importante apoio do banco. Me lembro que quando eu voltei, eles me deram o crachá e uniforme personalizado para a Mellie, que sempre foi bem recebida e acolhida na instituição”, destacou o bancário com gratidão.

E como diz o famoso ditado de que o “exemplo arrasta”, a história de vida do colega foi destaque no Inspira BB de 2017, importante evento voltado para a troca de conhecimento, vivências positivas e inspirações no âmbito humano e funcional.

Na oportunidade, Thiago deu uma palestra evidenciando a importância do suporte tecnológico do BB para os deficientes visuais, abordou sua trajetória de vida, além dos desafios superados com a ajuda da Mellie e divertiu a todos com seu senso de humor apurado.

ANABB DE PORTAS ABERTAS

A história do colega Thiago Diniz merece aplauso e destaque nacional. Mesmo sem enxergar praticamente nada, seguiu em busca de seus objetivos e hoje, bancário da ativa, segue carreira na instituição que proporciona todo suporte que sempre almejou.

Na ANABB, os funcionários do Banco do Brasil também encontram um porto seguro, uma entidade com 36 anos de atuação em defesa do BB e dos direitos dos seus associados, colegas da ativa e aposentados. O dinamismo na oferta de produtos e serviços que fazem a diferença na vida das pessoas é outra marca da Associação, como plano odontológico, seguros e o mais novo clube de vantagens.

A atuação na justiça, em ações propostas pela Associação, também mostra a força de uma entidade verdadeiramente representativa. Somente em 2021, mais de R$ 30 milhões foram revertidos em prol de seus associados. Até o mês de maio desse ano, outros R$ 13,7 milhões foram liquidados em ações intermediadas pela Associação.

E com a confiança de seu corpo social, uma família de mais de 80 mil pessoas, a ANABB segue de portas abertas para fazer a diferença na vida de cada vez mais colegas do BB.

Venha fazer parte da ANABB! 

 

Fonte: Agência ANABB