Lucro líquido ajustado de R$ 5,1 bi foi Impulsionado pelo crescimento de receitas e por menores provisões
Impulsionado pelo crescimento de receitas e por menores provisões (reserva para cobrir eventuais inadimplências), o Banco do Brasil teve lucro líquido ajustado de R$ 5,1 bilhões no terceiro trimestre. “O valor representa crescimento de 47,6% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo balanço divulgado na noite desta segunda-feira (08) pela instituição financeira. Mais uma vez os resultados mostram que o Banco é uma empresa pública rentável e que seu modelo contribui fortemente para o desenvolvimento do país”, reforçou o presidente da ANABB, Augusto Carvalho.
Com o resultado do terceiro trimestre, o BB acumula lucro de R$ 15,1 bilhões nos nove primeiros meses de 2021. O valor é 48,1% maior que o registrado de janeiro a setembro de 2020. O Banco aumentou a projeção de lucro líquido ajustado de 2021 para uma faixa entre R$ 19 bilhões e R$ 21 bilhões, contra previsão anterior de R$ 17 bilhões a R$ 20 bilhões.
Em nota, o BB informou que o desempenho é explicado por menores despesas com provisões de crédito, receitas mais altas, crescimento da margem financeira bruta, aumento das rendas com prestações de serviços e a estabilidade de custos administrativos.
A carteira de crédito ampliada do Banco somou R$ 814,2 bilhões em setembro, alta de 6,2% em relação ao fim de junho e de 11,4% em relação a setembro de 2020. A carteira apresentou crescimento em todos os segmentos, com destaque para as operações com o agronegócio (+18,5%); micro, pequenas e médias empresas (+24,6%) e pessoas físicas (+14,2%).
RECEITAS
As receitas com a prestação de serviços somaram R$ 7,4 bilhões no terceiro trimestre, crescimento de 2,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Os principais destaques foram as receitas de linhas de seguros, previdência e capitalização (+6%), de consórcios (+11,7%) e de administração de fundos (+9,9%). Nos nove meses do ano, o crescimento somou 1%, dentro do intervalo das projeções corporativas.
As despesas administrativas somaram R$ 7,9 bilhões no terceiro trimestre, alta de 0,7% em relação ao segundo trimestre, por causa do reajuste salarial de 10,97% concedido aos bancários no acordo coletivo de trabalho. Na comparação em nove meses, as despesas ficaram estáveis (+0,2%), mantendo-se dentro do intervalo das projeções corporativas 2021.
ALÉM DO BANKING
O Banco do Brasil ampliou sua atuação como plataforma, inovando na oferta de produtos e serviços além do banking, com o lançamento do programa Marketplace Afiliados na Loja BB. Comprando a partir do link na Loja BB, o cliente receberá em sua conta cashback das compras realizadas na Amazon.com.br. Por meio da Loja BB, o cliente poderá, ainda, consultar seu extrato e acompanhar todos os lançamentos futuros relativos às compras efetuadas na Amazon.com.br. Em breve, novas marcas serão adicionadas à Loja BB, agregando valor ao relacionamento com os clientes.
O BB também continua expandindo sua atuação no espaço digital. O Broto (broto.com.br), plataforma virtual agro construída em conjunto com a BB Seguros, atingiu R$ 1 bilhão em negócios desde seu lançamento, com 336 mil acessos, sendo um hub de soluções bancárias e não bancárias para os clientes. Destaca-se, ainda, a venda, na Loja BB, de mais de um milhão de gift cards nos 9 meses acumulados de 2021.
O Banco do Brasil possui 21,9 milhões de clientes ativos nos canais digitais. Em média, 6,7 milhões de pessoas acessam o app diariamente, qualificando o aplicativo como um dos melhores e mais bem avaliados do segmento.
(Com informações da Agência Brasil).