< Voltar
ANABB
Outubro Rosa: ANABB alerta associadas para prevenção ao câncer de mama
No mês dedicado à conscientização da doença, a ANABB participa e estimula a prevenção
Em 05.10.2021 às 14:21
Compartilhe:
O mês de outubro tradicionalmente é dedicado à luta contra o câncer de mama. A campanha Outubro Rosa tem o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
Tendo em vista que quase 40% do corpo social da ANABB é formado por mulheres, a entidade apoia a campanha como forma de chamar a atenção das associadas aos exames preventivos para evitar ao máximo a doença.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. Também é o câncer que mais mata.
Veja algumas dicas de especialistas para prevenção ao câncer de mama:
- Adote uma alimentação mais natural, rica em vegetais, legumes, frutas, fibras, azeite de oliva e pescados.
- Em contrapartida, evite a ingestão de alimentos industrializados e enlatados, gorduras, frituras, doces e carboidratos em excesso.
- Evite também o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o uso de cigarros, inclusive eletrônicos. O consumo simultâneo dos produtos acentua a incidência da doença.
- Pratique exercícios físicos de forma regular. Excesso de gordura abdominal aumenta as chances de apresentar a doença.
- Faça o autoexame com frequência, verificando nódulos e alterações nas mamas. Mas tenha em mente que nódulos pequenos podem não ser percebidos pelo toque.
- Faça o exame de mamografia regularmente, principalmente após os 50 anos de idade, e procure acompanhamento médico em caso de histórico da doença na família.
- Somente tome hormônios para controle dos sintomas da menopausa com orientação médica, evitando aqueles com progesterona – eles aumentam a incidência da doença.
- Tome banhos de sol de 10 minutos diários, antes das 10 horas ou após as 16 horas, para aumentar a produção de vitamina D e ajudar a prevenir a doença.
- Amamente pelo máximo de tempo possível. Os ciclos menstruais são momentos de maior exposição a hormônios que estão relacionados à doença.
Clique aqui e acesse a Cartilha do Inca “Câncer de Mama: Vamos falar sobre isso”
Clique aqui e acesse hotsite preparado pela Cassi
Fonte: Agência ANABB