× Modal
< Voltar


ANABB

Prova de vida INSS: atenção redobrada contra as tentativas de golpe

ANABB alerta os associados aposentados para ligações de criminosos com solicitação de documentos e dados pessoais


Em 21.09.2021 às 12:30 Compartilhe:

A cada dia que passa, os criminosos estão mais audaciosos. E o alvo, dessa vez, são os aposentados, pensionistas e pessoas que precisam fazer a prova de vida do INSS. Estelionatários, por telefone, se passam por agentes do Instituto e solicitam documentos e informações pessoais com a justificativa de que isso faz parte do procedimento, previsto em lei, para o recebimento do benefício.

A ANABB alerta os associados aposentados para que não caiam nessa tentativa de golpe, que pode trazer sérias conseqüências, pois os falsários, diante das informações, contratam empréstimos consignados, cartões de crédito e devastam toda a vida financeira da pessoa vítima do golpe. Vale destacar que o INSS não faz esse tipo de contato, nem solicita dados por telefone. Se você receber um contato desses, desligue o telefone imediatamente.

PROCEDIMENTO É OBRIGATÓRIO PARA QUEM RECEBE PELO INSS

A Câmara dos Deputados suspendeu em julho deste ano, até o mês de dezembro de 2021, a exigência da prova de vida para os beneficiários do INSS. Mas, no início de setembro, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.199/21, vetando o artigo dessa suspensão.

Assim, a prova de vida voltou a ser obrigatória para todos os segurados que recebem seus benefícios diretamente pelo INSS. O procedimento pode ser feito diretamente nos bancos em que a pessoa recebe o benefício. Vale destacar que os aposentados e pensionistas que recebem o benefício por meio da Previ estão dispensados de realizar o procedimento.
 

Fonte: Agência ANABB