A Associação realizou reuniões com diversos senadores e o tema está pautado para votação no Senado Federal
O presidente da ANABB, Augusto Carvalho, e a vice-presidente de Relações Institucionais, Cecília Garcez, participaram de diversas reuniões com senadores, nos últimos três dias, para articular a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 342/2021.
O PDL está pautado para votação nesta quarta-feira (1º/9) no Senado Federal e é um tema de grande interesse para os associados, pois susta os efeitos da Resolução CGPAR nº 23/2018 - a norma altera as regras de assistência à saúde dos empregados de empresas estatais e de economia mista e causa prejuízos aos funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil.
REUNIÕES DESTA SEGUNDA-FEIRA (30/8)
Na reunião com o Chefe de Gabinete da Presidência do Senado Federal, João Batista Marques, a ANABB entregou documento para ser encaminhado ao Presidente da Casa, Senador Rodrigo Pacheco (DEM/MG) com argumentos favoráveis à aprovação do PDL. Além disso, Marques afirmou que existe grande probabilidade de aprovação pelo Plenário da casa legislativa.
Ainda com o intuito de unir esforços pela aprovação do projeto, a ANABB participou de reunião com o Comitê Nacional de Empresas Públicas para traçar estratégias conjuntas visando a aprovação da matéria.
REUNIÕES DESTA TERÇA-FEIRA (31/8)
Na terça-feira (31/8), a ANABB continuou as articulações e realizou reuniões com diversos senadores.
No encontro com o senador Nelsinho Trad (PSD/MS), líder do partido no Senado, a ANABB apresentou argumentos favoráveis ao PDL 342/2021 e teve posicionamento positivo do parlamentar que afirmou que a bancada do PSD é favorável à matéria.
A ANABB também foi recebida pelo senador Lucas Barreto (PSD/AP), que se posicionou pela aprovação do texto, bem como reforçou o alinhamento da bancada.
O Chefe de Gabinete do senador Marcos Rogério (DEM/RO), da base governista, Fernando Mosna, disse ter recebido notas técnicas com argumentos contrários à aprovação do PDL 342/2021. A ANABB, por sua vez, expôs os fundamentos pelos quais o texto deve ser aprovado, com contrapontos às alegações dessas empresas. O Chefe de Gabinete se comprometeu em apresentar as argumentações ao senador para melhor embasar o posicionamento do parlamentar.
Na conversa com o senador Carlos Portinho (RJ), líder do Partido Liberal (PL) no Senado, o parlamentar garantiu ser favorável à aprovação do PDL que susta a CGPAR 23/2018, bem como afirmou ser esse o posicionamento do partido.
Logo após, a Associação foi recebida pelo líder do PSDB, senador Izalci Lucas (DF), que também apoiou a aprovação da matéria e se colocou à disposição para conversar com membros do partido para votarem em favor da proposta.
Em reunião na liderança do PODEMOS, a ANABB foi informada que o partido já havia recebido na semana anterior a nota técnica da Associação e os senadores da legenda estavam alinhados sobre o tema.
Durante a sessão do Plenário do Senado Federal, os senadores Jorginho Mello (PL/SC), que é ex-funcionário do Banco do Estado de Santa Catarina (BESC), que teve a incorporação concluída pelo BB em 2009, e Esperidião Amin (PP/SC) também informaram ser favoráveis ao PDL 342/2021.
ACOMPANHAMENTO DO TEMA NO SENADO
Nesta quarta-feira (1º/9), a equipe de Relações Governamentais da ANABB continua as articulações no Senado Federal expondo argumentos com senadores para aprovação do PDL.
O tema ainda não foi votado pela casa legislativa e a Associação manterá os associados informados sobre o tema.
ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO
União pela aprovação do PDL 342/2021