O presidente reforçou a importância do BB e o trabalho de defesa dos funcionários e aposentados do Banco
O presidente da ANABB, Augusto Carvalho, foi entrevistado, nesta sexta-feira (13), pelo Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan Patos (MG). Natural de Patos de Minas, o dirigente foi convidado por ser um dos expoentes da cidade que ganhou notoriedade nacional, principalmente pela sólida carreira política, construída desde a juventude.
Na entrevista, o presidente da ANABB lembrou momentos da infância humilde em Patos de Minas e se emocionou ao falar da terra Natal. Também falou sobre chegada em Brasília na década de 70, o trabalho no Sindicato dos Bancários, a atuação na Constituinte de 1988. Carvalho também reforçou a importância do BB e o trabalho de defesa dos funcionários e aposentados do Banco.
Veja alguns trechos dessa entrevista:
História no Sindicato dos Bancários
“Em 1972 entrei no Banco do Brasil e, em 1973, na UnB. Vivíamos uma ditadura feroz e eu já tinha uma visão crítica da sociedade brasileira. Em 1974 organizei a primeira chapa de oposição no Sindicato dos Bancários. Estava anunciado que seríamos derrotados, havia muita perseguição. Só em 1980 que tivemos uma bela vitória, coroada também nas eleições de 83”.
Autoria da ação contra a cobrança obrigatória da contribuição sindical
“Participamos da renovação do sindicalismo brasileiro e uma das nossas bandeiras era ser contra o aparelhamento dos sindicatos. Aquele movimento combativo, que surgiu no ABC Paulista, e que tinha mensagem de renovação, acabou se acomodando com as estruturas bilionárias. As entidades recebiam o imposto sindical, que obrigava todo trabalhador a pagar um dia do seu trabalho. Continuei lutando contra esse tributo desde quando fui eleito deputado na Constituinte, como nos demais mandatos. E só na recente Reforma Administrativa que a contribuição foi extinta”.
Representação política vitoriosa
“A renovação de mandatos foi uma coerência entre o que falávamos e praticávamos. Não são muitos os parlamentares que conseguem ficar 26 anos atuando na representação da sua população. Só tenho a agradecer ao povo do DF e de Patos de Minas”.
Diferença do BB para os bancos privados
“A história do Banco do Brasil já responde por essa diferença. Há mais de 200 anos o Brasil conta com uma instituição que tem sido fundamental nos diversos ciclos econômicos, seja o período da borracha, na época da cana-de-açúcar, no momento da industrialização, no apoio ao agronegócio. Se hoje temos o agronegócio com capacidade de suportar a balança comercial brasileira positiva é por conta do apoio dado pelo BB, oferecendo crédito, suportando os financiamentos e o próprio seguro agrícola, que banca momentos de frustração de colheitas dos produtores”.
Importância da ANABB
“Já tivemos mais de 100 mil associados, mas hoje, infelizmente, com as últimas gestões tivemos um decréscimo na pujança da ANABB. Hoje somos 83 mil e seguimos fortes na missão de defender o Banco do Brasil das sucessivas ameaças de privatização, valorizando sempre seus funcionários da ativa e os aposentados.
VEJA A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA DO PRESIDENTE AUGUSTO CARVALHO