Em curto prazo, a nova diretoria da ANABB já demonstra capacidade de gerar economia
Entre as ações positivas em benefício dos interesses dos associados adotadas pela nova gestão da ANABB estão a redução de despesas e o início de negociações para o estabelecimento de novos parâmetros de cobrança de tarifas bancárias, considerando-se, para isso, os volumes disponíveis para aplicações financeiras.
Também a gestão dos contratos de seguros está sendo reavaliada, pois a atual Diretoria Executiva encontrou a Associação executando tarefas de corretora, inclusive na regulação de sinistros. Essa situação impacta nas receitas obtidas pela entidade com pró-labore sobre as apólices de seguros.
O mesmo tem ocorrido com os contratos de plano odontológico, os quais acabam por impor custos adicionais à entidade e aos próprios associados, por meio de reajustes não justificáveis nos valores dos planos. Além disso, a atual gestão está realizando ajustes na estrutura funcional da Associação, com o redirecionamento de alguns funcionários para funções mais ajustadas ao perfil profissional e a reorganização das atividades por setor.
A nova diretoria ainda reativou a Força-Tarefa CoopANABB, buscando solucionar problemas que se arrastam há sete anos e recuperar créditos. Como alguns dos membros da força-tarefa anterior não tiveram o mandato renovado, o presidente Augusto Carvalho, a vice-presidente Lissane Holanda e Assessoria Jurídica da ANABB foram indicados como novos representantes no grupo. O Conselho Deliberativo indicou outros dois integrantes.
Entre as medidas implementadas na força-tarefa, está a liberação das prenotações de dois imóveis bloqueados pela ANABB, mas que já estavam quitados junto à CoopANABB. Isso resultou em dois acordos judiciais sem ônus tanto para a Associação quanto para a cooperativa. Providências semelhantes serão adotadas em casos de situação idênticas, garantindo acesso dos cooperados à moradia e, ao mesmo tempo, colaborando para a redução do passivo judicial.
“Em curto prazo, a nova diretoria já demonstra capacidade de gerar economia, trazer recursos para a entidade e sanear seu fluxo de caixa. Assim, pode-se investir no que realmente importa: a defesa do funcionário do BB e a ampliação das vantagens oferecidas pela ANABB aos seus associados”, pondera o vice-presidente Administrativo e Financeiro, William Bento.