× Modal
< Voltar


Especial 100 dias de gestão

Atuação junto aos poderes públicos

Articulação da Associação com parlamentares tem gerado êxito em temas de interesse dos funcionários do BB


Em 22.07.2021 às 18:50 Compartilhe:

A ANABB continua atenta à tramitação de projetos no Congresso Nacional que sejam sensíveis a pautas de interesse dos funcionários do BB e dos associados. É o caso, por exemplo, da inclusão dos bancários entre os grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19. O assunto é tema de duas emendas à Medida Provisória (MP) 1039/2021, apresentadas pelos deputados Pompeo de Mattos (PSD/RS) e Christino Áureo (PP/RJ).

A ANABB também realizou articulações junto aos deputados vinculados à categoria, entre os quais Eli Borges (Solidariedade/TO), Tadeu Alencar (PSB/PE) e os próprios Christino Áureo e Pompeo de Mattos, a respeito da inclusão do BB no Programa de Desestatização do governo – proposta no PL 461/2021, de autoria do deputado Kim Kataguiri (DEM/SP).

Ainda as mudanças no Plano de Benefícios 1 da Previ, com o estabelecimento de teto do benefício, foram pauta da ANABB no Congresso. Além disso, a vice-presidente Cecília Garcez se reuniu com o subsecretário de Previdência Complementar, Paulo Valle, para tratar de projeto de lei em discussão no Ministério da Economia que permite que reservas dos fundos de pensão e dos planos de previdência abertos sejam utilizadas como garantia de empréstimos.

A ANABB segue vigilante acompanhando todas as pautas que impactam a vida dos nossos associados e dos funcionários do Banco do Brasil

Em junho, a ANABB foi convidada a participar de audiência pública no âmbito da Comissão Especial da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32/2020, que trata da Reforma Administrativa. No mesmo mês, a Associação recebeu em sua sede o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público (FP Servir), deputado Israel Batista (PV/DF), que propôs o encontro para apresentar à nova diretoria da ANABB o trabalho desenvolvido pelo grupo.

E recentemente o plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 956/2018, que tem como objetivo suspender os efeitos da Resolução da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR) nº 23/2018. Agora, a proposta segue para tramitação no Senado Federal.

Essa aprovação é uma importante vitória em favor da Cassi e dos associados, tendo em vista que a Resolução CGPAR nº 23 estabelece parâmetros a serem seguidos pelas empresas estatais em relação ao custeio dos benefícios de assistência à saúde de seus empregados. A ANABB teve relevante papel na elaboração do projeto. O PDC, que é de autoria da deputada Erika Kokay (PT/DF), recebeu argumentos técnicos e subsídios da Associação que auxiliaram no embasamento do documento.

 

Fonte: Agência ANABB