Presidente Augusto Carvalho teve audiência com o governador em exercício Rafael Prudente na manhã desta sexta-feira (16)
O presidente da ANABB, Augusto Carvalho, participou de audiência com o governador em exercício do Distrito Federal, Rafael Prudente, na manhã desta sexta-feira (16). Prudente, que preside a Câmara Legislativa do Distrito Federal e responde pelo GDF durante as férias do titular e licença do vice, garantiu à ANABB que os bancários do Distrito Federal deverão ser vacinados contra a Covid-19 já neste fim de semana.
Os bancários estão na linha de frente dos atendimentos à população para o pagamento de benefícios durante a pandemia de Covid-19 e na concessão de linhas especiais de crédito a empresas e agronegócio. Para vaciná-los, são necessárias 5 mil doses.
“O governador Rafael Prudente nos relatou que manteve contato com a Secretaria de Saúde após nossa audiência e que a determinação é de que o informe técnico do Ministério da Saúde seja cumprido, com a reserva de doses da vacina para os bancários nos lotes que já foram entregues. Nós ressaltamos a ele que o documento do ministério já está em vigor e, por isso, solicitamos que as vacinas sejam aplicadas imediatamente”, destaca Augusto Carvalho.
O 28º Informe Técnico do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19, divulgado pelo Ministério da Saúde, orienta para “a disponibilização de 20% do total de doses distribuídas à cada Unidade Federada aos Bancários e trabalhadores dos Correios”. Com base no documento, muitos estados já iniciaram a vacinação da categoria. O pleito da ANABB é que a mesma medida seja adotada em todo o país, inclusive no Distrito Federal.
“O pleito é legítimo. Vocês estão trabalhando e ainda não foram vacinados. O governo tem condições de melhorar o seu planejamento. Vou acompanhar o assunto com a equipe”, assegurou o governador em exercício pela manhã, ainda durante a audiência.
A partir de uma articulação realizada pela ANABB, também participaram da agenda com o governador o Sindicato dos Bancários de Brasília e a Associação dos Bancos no Distrito Federal (Assban). As três entidades também divulgaram uma carta aberta conjunta, direcionada ao governador Ibaneis Rocha, em que solicitam a priorização dos empregados do setor bancário na imunização contra a Covid-19.
Veja a carta aberta da ANABB, Sindicato dos Bancários e Assban.
“Nosso objetivo é unir forças em torno deste tema tão importante, que é a saúde dos bancários e da própria população. Queremos que a orientação do Ministério da Saúde de destinar 20% das doses da vacina para bancários e trabalhadores dos Correios seja cumprida de modo imediato”, enfatiza Augusto Carvalho.
ASSUNTO É DESTAQUE NA MÍDIA
GDF reservará vacinas para imunizar bancários e funcionários dos Correios