Os segurados que recebem o benefício do INSS pela Previ não precisam realizar a prova de vida
A Câmara dos Deputados suspendeu até o fim de 2021 a exigência da prova de vida de beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). O projeto de lei aprovado segue agora para aprovação no Senado Federal.
De acordo com os deputados a ideia é evitar que os beneficiários precisem se arriscar à contaminação pelo coronavírus para fazer a prova de vida. “Lembramos que os aposentados e pensionistas que recebem o benefício do INSS, por meio da Previ, estão dispensados de realizar o procedimento exigido pelo Instituto”, pontuou o presidente da ANABB, Augusto Carvalho.
Atualmente os prazos para o procedimento em 2021 seguem os mesmos e é importante que os segurados fiquem atentos para realizar a prova de vida seguindo o calendário (clique aqui e veja o calendário) disponibilizado pelo INSS para evitar o bloqueio ou suspensão do benefício.
PROCEDIMENTO É ANUAL
Os segurados que não recebem o benefício do INSS pela Previ devem fazer a prova de vida anualmente. O procedimento pode ser realizado diretamente na instituição financeira que paga o benefício.
Alguns beneficiários também estão habilitados a fazer a prova de vida pelo celular, por meio de reconhecimento facial. O segurado pode verificar se tem acesso a esse recurso pelos sites Meu gov.br, Meu INSS ou em uma agência bancária que realize os pagamentos.
A prova de vida é obrigatória para todos os segurados que recebem seus benefícios diretamente do INSS.