O presidente Augusto Carvalho destacou que o trabalho realizado pela Frente Parlamentar está em sintonia com a atuação da entidade e ressaltou a posição da Associação contra as tentativas de aparelhamento do Estado
A ANABB se reuniu na tarde desta quinta-feira (17) com o deputado federal Israel Batista (PV/DF), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (FP Servir). O encontro foi solicitado pelo parlamentar e teve a participação do presidente Augusto Carvalho, do vice-presidente de Comunicação, Nilton Brunelli, e da vice-presidente de Relações Institucionais, Cecília Garcez.
À Diretoria, o deputado apresentou a atuação da Frente Parlamentar e destacou a pressão do Governo Federal sobre a privatização de empresas públicas brasileiras. “Tenho duas irmãs que são funcionárias do Banco do Brasil e sabemos que o BB é reconhecido pela gestão. Estamos tendo dificuldades em enfrentar as investidas sobre o patrimônio brasileiro”, destacou Israel.
O parlamentar também convidou a ANABB para integrar o conselho curador da FP Servir, que hoje conta com a participação de representantes de outras empresas públicas.
O presidente da ANABB destacou que o trabalho realizado pela Frente Parlamentar está em sintonia com a atuação da entidade e ressaltou a posição da Associação contra as tentativas de aparelhamento do Estado.
“Existe uma tentativa de criminalizar os servidores públicos pelos exemplos fora da curva. Ao mesmo tempo, sabemos que precisa haver uma convergência pela melhoria e qualidade no atendimento aos cidadãos que são os responsáveis pelo funcionamento do universo público. A ANABB tem posição crítica à partidarização nefasta das empresas públicas, pois a cultura do Banco do Brasil é de dedicação ao que é público. Os funcionários do Banco, por exemplo, ao participarem da gestão das entidades representam antídotos para políticas equivocadas que são contra os interesses dos trabalhadores e da sociedade”, afirmou Augusto Carvalho.
O vice-presidente de Comunicação manifestou satisfação com o encontro e lembrou uma das premissas estatutárias da ANABB. “O Estatuto defende em seu artigo 2º que um dos objetivos da Associação é defender o Banco do Brasil fortalecendo os seus recursos humanos. Por isso, o trabalho da Frente é um tema que nos interessa”, completou Brunelli.
Para a vice-presidente Cecília Garcez, a ANABB segue a luta em defesa do Banco do Brasil como instituição pública e seu papel fundamental para o País. “A ANABB e a Frente Parlamentar compartilham os mesmos objetivos e essa união de todos em prol dos associados é bem-vinda”.
Sobre o convite feito pelo deputado, o presidente da ANABB destacou que levará o assunto para deliberação da Diretoria Executiva.
HISTÓRICO DA FRENTE
A Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público foi criada em 2019, tendo sido estabelecida com o apoio formal de 235 deputados federais e 6 senadores. O colegiado é presidido pelo deputado Israel Batista (PV/DF) e tem como primeiro vice-presidente o senador Weverton Rocha (PDT/MA), como segundo vice-presidente o senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP) e como secretário-geral o deputado André Figueiredo (PDT/CE).
Atualmente, a FP Servir está atuando ativamente contra a PEC 32/2020, da Reforma Administrativa. Na última quarta-feira (16) foi realizada a primeira reunião da Comissão Especial da Reforma Administrativa, quando foi apresentado o plano de trabalho do colegiado que conta com 12 audiências públicas. O relator da matéria, deputado Arthur Maia (DEM/BA), disse que a expectativa é que o relatório seja apresentado na primeira quinzena de agosto.
Diretoria da ANABB se reúne com o deputado federal Israel Batista (PV/DF)
Presidente da ANABB Augusto Carvalho
Deputado federal Israel Batista