A ANABB está avaliando se as mudanças estão de fato trazendo benefícios para os associados
Após diversas manifestações da ANABB solicitando a revisão da Lista de Materiais e Medicamentos Abonáveis (Limaca), a Cassi anunciou que fez mudanças no Programa de Assistência Farmacêutica (PAF) que passaram a valer em 1º de junho.
Cerca de 400 novos produtos foram incluídos na Limaca e algumas patologias também foram inseridas no programa: Alzheimer e Parkinson, glaucoma, hiperplasia prostática benigna, hipotireoidismo, osteoporose e refluxo gastroesofágico e úlcera péptica.
Desde o início de 2020, quando a Cassi retirou muitas patologias severas e diminuiu em cerca de 70% a lista de materiais e medicamentos abonáveis, a ANABB manifestava preocupação e cobrava a revisão da Limaca.
A ANABB defende que o PAF é um benefício importante para os associados que tem como objetivo facilitar a aquisição de materiais e medicamentos de uso contínuo. Porém, com a redução no fornecimento de remédios, muitos associados estavam sendo penalizados.
A Cassi informou que cerca de 20 mil associados serão beneficiados. A Associação, no papel de entidade representativa, está avaliando como vai ser a receptividade dos associados com a nova Limaca para mensurar se as mudanças estão de fato trazendo benefícios.
TABELA DE PREÇOS
A Cassi também anunciou a criação de uma tabela própria de preços, com valores praticados pelo mercado, para medicamentos abonáveis pelo PAF, que substituirá as tabelas de referências adotadas atualmente pela Cassi (Brasíndice para medicamentos e Simpro para materiais), com data de vigência em 1º de junho.
Com a nova tabela, será possível verificar o valor máximo a ser reembolsado já incluindo o desconto referente à coparticipação que o associado teria.
Para os medicamentos adquiridos antes da data de 1º de junho, o reembolso será realizado com base na tabela atualmente praticada.
A lista de medicamentos e a tabela própria de preços estarão disponíveis para consulta na área logada a partir de 1º de junho.