Procedimento é obrigatório para aposentados e pensionistas que recebem diretamente pelo Instituto. INSS retomou o bloqueio dos pagamentos
Aposentados e pensionistas que recebem o benefício do INSS, por meio da Previ, estão dispensados de realizar a prova de vida exigida pelo Instituto. Já aqueles que não recebem o benefício na folha da Caixa de Previdência devem fazer o procedimento para que não tenham seu pagamento bloqueado.
O INSS determinou a retomada do bloqueio dos créditos, já a partir deste mês de junho (competência de maio), para os beneficiários residentes no Brasil que não fizerem a prova de vida. A determinação consta na Portaria nº 1.299 do Instituto e valerá até que a situação seja regularizada.
Desde março de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, o INSS vinha realizando o pagamento dos benefícios mesmo a aposentados e pensionistas que não tinham realizado o procedimento. A medida foi adotada para evitar aglomerações motivadas pelo deslocamento dos beneficiários às agências bancárias para regularizar a situação.
Entretanto, a partir do mês de junho, o Instituto voltará a realizar a suspensão dos pagamentos. Neste primeiro mês, serão bloqueados os benefícios dos aposentados e pensionistas cuja prova de vida venceu entre março e abril de 2020 e ainda não foi renovada.
Veja aqui o calendário de bloqueio do benefício e tire suas dúvidas sobre a prova de vida.
PROCEDIMENTO É ANUAL
Os segurados que não recebem o benefício do INSS pela Previ devem fazer a prova de vida anualmente. O procedimento pode ser realizado diretamente na instituição financeira que paga o benefício.
Alguns beneficiários também estão habilitados a fazer a prova de vida pelo celular, por meio de reconhecimento facial. O segurado pode verificar se tem acesso a esse recurso pelos sites Meu gov.br, Meu INSS ou em uma agência bancária que realize os pagamentos.
A prova de vida é obrigatória para todos os segurados que recebem seus benefícios diretamente do INSS.