× Modal
< Voltar


ANABB

Banco do Brasil levará internet a 500 municípios sem acesso ao serviço

Iniciativa é fruto de uma parceria com o governo. Ampliação da conexão em banda larga será possível graças à utilização de satélite da Telebras


Em 10.05.2021 às 15:22 Compartilhe:

O Banco do Brasil assinou um protocolo de intenções com o governo federal, junto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para levar internet a cerca de mil municípios brasileiros que ainda não têm acesso ao serviço.

O BB ficará responsável pela instalação de pontos de internet em praças públicas e centros urbanos de 500 municípios. Um projeto piloto já está sendo implementado em 55 cidades distribuídas pelos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.

O Banco do Brasil e o Sebrae são os primeiros parceiros do governo para a expansão do programa Wi-Fi Brasil, coordenado pelo Ministério das Comunicações. A iniciativa conta atualmente com 13 mil pontos de internet instalados no país, os quais levam banda larga gratuita a aproximadamente 8,5 milhões de pessoas.

A distribuição do sinal é possível graças à utilização do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), operado pela Telebras. O satélite da empresa estatal permite hoje o atendimento de 9.700 escolas, 600 unidades de saúde e 500 comunidades indígenas em localidades que contam com pouca ou nenhuma conexão de internet.

De acordo com o presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro, com a parceria no programa Wi-Fi Brasil, os correspondentes bancários do BB se constituirão em pontos de acesso gratuito à internet nas comunidades. “A partir da inclusão digital, fomentaremos a inclusão financeira, com real poder transformador na vida das pessoas dessas cidades, ao oferecer um banco na palma da mão", afirma ele.

O Wi-Fi Brasil foi reformulado no final de abril para permitir a realização de parcerias com instituições públicas e privadas para instalação de novos pontos de conexão. "O acesso aos benefícios digitais ajuda na modernização do município, fomenta a educação, impulsiona o empreendedorismo e a economia local, e ainda fortalece o papel do BB no apoio ao desenvolvimento regional”, destaca Fausto Ribeiro.

 

Fonte: Agência ANABB