× Modal
< Voltar


ANABB

Saiba se você é um dos contemplados na ação IR Previ

A ANABB está trabalhando para liquidar um valor aproximado de R$ 2 bilhões com a ação judicial ingressada em 2010, beneficiando 19.090 associados


Em 13.04.2021 às 17:42 Compartilhe:

A ANABB está realizando a liquidação provisória dos valores ajuizados na ação coletiva IR Previ, beneficiando um total de 19.090 associados. Para saber se você é um deles, basta acessar o Espaço do Associado, no site, informando o número de matrícula e senha. Caso seja um dos contemplados, aparecerá a informação logo abaixo do nome, conforme a imagem abaixo:

Depois de confirmar no Espaço do Associado que é um dos contemplados na ação, o associado precisa enviar à ANABB os demonstrativos das contribuições feitas no período entre 1989 e 1995, disponíveis no site da Previ (www.previ.com.br). Eles também podem ser solicitados pelo Fale Conosco da Caixa de Previdência, com acesso pelo site da entidade ou no telefone 0800 729 0505.

A ANABB elaborou um passo a passo de como enviar os demonstrativos, disponível aqui.

Os demonstrativos podem ser encaminhados à ANABB por uma das seguintes vias:

 

📪 CORREIOS

Envie os arquivos físicos dos demonstrativos para a ANABB no seguinte endereço:

SHC SUL CR Quadra 507 Bloco A Loja 15 – Asa Sul

CEP: 70.351-510 – Brasília/DF

 

📰 SITE DA ANABB

Acesse o ESPAÇO DO ASSOCIADO (www.anabb.org.br)

Clique em ENVIO DE DOCUMENTO

Localize o setor: AÇÕES JUDICIAIS

Coloque no assunto: DEMONSTRATIVO IR PREVI

Veja aqui o passo a passo para fazer o upload de documentos

 

📧 E-MAIL:

Envie os arquivos digitais para a ANABB como anexo, endereçando a mensagem para:

E-mail: demonstrativoirprevi@anabb.org.br

Assunto: DEMONSTRATIVO IR PREVI

 

📱 WHATSAPP

Envie mensagem para a ANABB informando que os documentos são DEMONSTRATIVOS IR PREVI e o número de matrícula

Telefone: (61) 9 8207 3534

Acesse aqui o WhatsApp da ANABB de forma direta

 

Caso você tente fazer o download dos demonstrativos no site da Previ e apareça a mensagem: “participante não se enquadra nas situações previstas na Instrução Normativa RFB nº1.343/2013”, você deve solicitá-los junto a Caixa de Previdência pelo fale conosco, localizado na área logada do site da Previ, ou pelo telefone 0800 729 0505. 

Se ainda assim não conseguir os demonstrativos, fique tranquilo que a ANABB está verificando os procedimentos que poderão ser adotados para viabilizar a obtenção da documentação necessária ao cálculo e divulgará novas orientações, em breve, aos associados.


SAIBA MAIS

A ação coletiva IR Previ foi ajuizada pela ANABB em 2010, ainda no mandato do presidente Valmir Camilo, que na época conseguiu uma liminar para bloquear 1/3 do Imposto de Renda retido na fonte para garantir o cumprimento da decisão proferida nos autos do processo 0014460-60.2010.4.01.3400. O objetivo do processo é desobrigar os associados de recolherem o Imposto de Renda sobre a complementação de aposentadoria paga pela Previ, até o limite de valor do IR já recolhido, no período entre 1º de janeiro de 1989 e 31 de dezembro de 1995. A ação buscava a restituição aos aposentados dos valores pagos em duplicidade.

A ANABB está dando celeridade à ação IR Previ para garantir que os associados recebam um montante aproximado de R$ 2 bilhões, que está na Justiça. Para isso, está implementando a liquidação provisória dos valores, de forma que os associados possam recebê-los o mais rápido possível.

Saiba mais sobre a liquidação dos valores ajuizados na ação IR Previ

Fonte: Agência ANABB