× Modal
< Voltar


ANABB

ANABB participa do movimento Articulação Nacional contra o Desmonte do BB

Acesse a cartilha que está sendo articulada com parlamentares, governadores, prefeitos, vereadores, entre outros públicos. Veja também como foi o discurso da ANABB em defesa do BB


Em 15.03.2021 às 16:37 Compartilhe:

Atuando sempre em defesa do BB e contra as tentativas de privatização da instituição, a ANABB é uma das entidades que integram o movimento Articulação Nacional contra o Desmonte do BB, lançado na última sexta-feira, 12 de março.

Também fazem parte desse movimento entidades representativas de funcionários da ativa e aposentados: AAFBB, FAABB, CONTRAF/CUT, Sindicato dos Bancários de Brasília, em parceria com o Dieese, a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos e a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Soberania Nacional.

As entidades produziram uma cartilha que já começou a ser articulada com parlamentares, governadores, prefeitos, vereadores, entre outros públicos. O material contempla informações relevantes sobre a importância do BB para a sociedade, sobretudo para os pequenos municípios.

VEJA A CARTILHA:

ARTICULAÇÃO NACIONAL CONTRA O DESMONTE DO BB

Na live do dia 12/3, que contou com a participação de diversos deputados e senadores que são contra a privatização do BB, a presidente em exercício da ANABB, Graça Machado, proferiu um discurso contundente em defesa do Banco do Brasil e de seus funcionários.

Veja a íntegra do discurso da presidente em exercício da ANABB:

Saudações a todos que nos acompanham nesta live.

Saudações especiais aos colegas representantes das entidades que se uniram em defesa do Banco do Brasil: Kleiton Morais, do Sindicato dos Bancários de Brasília, Loreni de Senger, da AAFBB, Isa Musa da FAABB, Juvândia Moreira, da Contraf-Cut, e José de Oliveira, diretor do Dieese.

Também agradeço a parceria de todos os deputados e senadores que lutam pelo Banco do Brasil e destaco nesse momento o deputado Zé Carlos, presidente da Frente Parlamentar Mista em defesa dos bancos públicos, e da senadora Zenaide Maia, presidente da Frente Parlamentar Mista em defesa da soberania nacional.

É com muita honra e senso de responsabilidade que a ANABB - Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, participa deste evento tão importante para o fortalecimento de todas as instituições financeiras públicas, em especial o BB.

Estamos aqui, juntos, para demonstrar a nossa força e nossa união em torno de um Banco do Brasil forte, eficiente e útil para a sociedade.

Quero abrir minha fala, fazendo quase um aparte. 

Em nome da comunidade Banco do Brasil, a ANABB manifesta sua solidariedade às famílias de todos os brasileiros. Entre os milhões que sofrem neste momento, nossa solidariedade aos funcionários do Banco do Brasil, da ativa e aposentados, enlutados nesta grave pandemia. 

Ao expressar nossas condolências, desejamos força e fé a todos os brasileiros que estão experimentando tempos difíceis de dor, luto e saudade.

Por isso, dada a gravidade do momento nacional, é fundamental lembrar como o Estado brasileiro precisa contar com instituições sólidas. Instituições com poder de transformar o País e encontrar soluções para a sociedade.

E aqui, quero ressaltar, as contribuições e o potencial vigoroso que um banco público como o Banco do Brasil tem a oferecer. 

Seria longo e até cansativo trazer à tona o protagonismo do BB na vida econômica e social do País.

Basta lembrar da atuação do crédito do Banco do Brasil em 1929, na crise da economia cafeeira. Outro exemplo foi o apoio aos soldados brasileiros que foram lutar na 2ª. Guerra Mundial contra o fascismo e o nazismo que ameaçavam dominar o mundo. Mais recentemente, ao manter o fluxo de crédito para irrigar a economia, o BB contribuiu para que o Brasil pudesse atravessar, com êxito, a gravíssima crise financeira internacional de 2009.

Por fim, não podemos deixar de mencionar o sucesso da produção de alimentos do Brasil. Isso só foi possível com o crédito rural disseminado de norte a sul do País, graças ao valioso trabalho dos funcionários do BB. 

Assim, com esse papel consolidado de instituição financeira pública, sendo uma empresa global, com mais de 70 milhões de clientes, a ANABB manifesta seu inconformismo com o papel reduzido que estão impondo para o presente e para o futuro do Banco do Brasil.

Não se discute manter a eficiência e a competitividade da empresa. Mas é inaceitável conduzir o BB sem planos ou iniciativas que correspondam à sua vocação social, já comprovada pela história.

A tragédia do País será ampliada, nesta conjuntura difícil que atravessamos, sem instituições públicas fortalecidas. Precisamos de planejamento para reconstrução econômica social. Este deveria ser o caminho do Banco do Brasil: participar, de forma planejada, de um grande mutirão de reconstrução nacional.

Quando assumi na Agência de Araguaína, antes Goiás, hoje Tocantins, há quase 50 anos, a Belém - Brasília ainda estava em construção, e tive a felicidade de conhecer melhor a realidade do nosso país. Constata-se que onde tem desenvolvimento econômico e social tem funcionário do Banco do Brasil. 

Nesta “Escola Banco do Brasil” aprendi que banco público forte no mercado é aquele que mantém sua missão social junto aos brasileiros e brasileiras. Na agricultura, no crédito das micro e pequenas empresas, na infraestrutura e na energia. Nos empréstimos ao produtor rural, nos projetos da economia verde, no desenvolvimento regional, na diversidade e nas políticas de inclusão social. 

Ao encerrar, quero registrar que a ANABB se apresenta, neste contexto de absoluta adversidade, com o inabalável compromisso que está em nossa missão: defender o BB como uma empresa pública forte, sólida e socialmente atenta aos desafios do País. 

Em todas as frentes, no Legislativo, no Judiciário se for preciso, e junto à opinião pública, vamos enfrentar, unidos, as tentativas de enfraquecer o BB.

Vamos continuar nossa luta por um Banco do Brasil fortalecido, e não esvaziado dia após dia. 

Lutar por um Banco do Brasil estruturado para o desenvolvimento econômico-social, em vez de submetido à um pacote de medidas que fecha agências e postos de trabalho. 

Vamos lutar, com serenidade, energia e esperança.

Não mexe no BB. É do Brasil. É dos brasileiros.

Muito obrigada.

Graça Machado
Presidente em exercício da ANABB

 

Saiba mais: 
Articulação Nacional Contra o Desmonte do BB: veja cartilha e live de lançamento

 

Fonte: Agência ANABB