Os eleitos cumprem mandatos de dois anos nos cargos
A ANABB acompanhou, nesta segunda-feira (1º/2), a eleição dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Para a equipe de Relações Governamentais da Associação é importante acompanhar o andamento das casas e os projetos de lei para articular com autoridades do Executivo e influir favoravelmente nas decisões que afetam o funcionalismo do Banco do Brasil.
No Senado Federal, o eleito foi o senador Rodrigo Pacheco (DEM/MG). Na Câmara, o deputado Artur Lira (PP/AL) foi o escolhido pela maioria dos parlamentares.
A sessão de eleição para a Presidência do Senado iniciou-se logo no início da tarde. Estavam na disputa pelo cargo, o senador Rodrigo Pacheco, que obteve 57 votos, e a senadora Simone Tebet (MDB/MS) com 21 votos.
Durante a noite, foi a vez da Câmara dos Deputados conduzir a sessão de eleição para a Mesa Diretora. A disputa contou com oito candidatos à Presidência: Arthur Lira (PP/AL); Baleia Rossi (MDB/SP); Fábio ramalho (MDB/MG); Luiza Erundina (PSOL/SP); Marcel Van Hattem (NOVO/RS); André Janones (Avante/MG); Kim Kataguiri (DEM/SP) e o General Peternelli (PSL/SP). Arthur Lira venceu a eleição em primeiro turno, com 302 votos. A votação secreta teve a participação de 505 deputados.
O mandato para a presidência da Câmara e do Senado tem duração de dois anos.