Veja a carta enviada a deputados e senadores e compartilhe também com seus colegas
Para fortalecer a luta em defesa dos funcionários da ativa e do próprio Banco do Brasil, diante das medidas anunciadas pela Diretoria do Banco que incluem fechamento de agências e desligamento de 5 mil colaboradores, as entidades representativas realizaram uma reunião nesta quinta-feira (14/1). Além da ANABB, participaram do encontro virtual representantes da AAFBB, Contec, Contraf- Cut e FAABB.
No encontro, as entidades defenderam a importância da união de esforços para que a luta tenha um alcance mais amplo. Também discutiram ações de mobilização em diversas frentes contra o plano de reestruturação do BB, que está acontecendo em um momento muito difícil para o País.
Para as entidades, o fechamento de agências em pequenos municípios tem um forte impacto social e econômico, já que a covid-19 continua trazendo prejuízos às famílias, à sociedade e à economia. Mais que nunca, o Brasil precisa de um Banco público de forte atuação nacional para fomentar crédito, desenvolvimento e empregos.
CARTA PARA DEPUTADOS E SENADORES
Um dos resultados da reunião entre os representantes, foi a elaboração de uma carta, assinada pela ANABB, AAFBB, Contraf- Cut e FAABB. O documento será enviado a deputados e senadores e dentre as solicitações, destacamos:
“Ao analisar o momento vivido pelo País, as entidades presentes entenderam que o Congresso Nacional, representante da vontade popular, poderá ter um papel decisivo no sentido de impedir que sigam em frente os planos de fechamento de unidades do Banco do Brasil e de extinção de 5 mil vagas no quadro de pessoal da empresa.”
A articulação utilizando a carta será feita pelas entidades que assinam o documento, junto a líderes de partidos, frentes parlamentares e outras lideranças no Congresso Nacional.
Clique aqui e veja a carta que está sendo encaminhada aos parlamentares
PARECER JURÍDICO
As entidades já solicitaram parecer jurídico a escritórios de advocacia para resguardar os direitos dos funcionários e o cumprimento do que está estabelecido em acordos coletivos e regulamentos de trabalho.
Várias situações são passíveis de questionamento judicial em razão da quebra de estabilidade financeira.
SOLICITAÇÃO DE AUDIÊNCIA
A ANABB continua aguardando a resposta do Banco sobre a audiência de urgência para que apresentação de posicionamento da entidade. A ANABB defende que a crise econômica e de saúde está desafiando os bancos públicos a um outro tipo de contribuição para a sociedade brasileira, considerando questões humanitárias e sociais.
É necessário diálogo e transparência nas ações, antes de se anunciar medidas apressadas que buscam agradar a grupos privados.
Como entidade representativa que defende o BB e seus funcionários, e no papel de acionista minoritário, a ANABB, ao lado das entidades representativas, vai lutar para que o Banco continue sendo um instrumento do desenvolvimento econômico e social do País.