× Modal
< Voltar


Reestruturação do BB

Ação da ANABB em defesa do BB gera repercussão na imprensa

Associação solicitou audiência de urgência com o presidente do Banco do Brasil ao tomar conhecimento do fechamento de agências e implementação de novo plano de demissões


Em 12.01.2021 às 13:41 Compartilhe:

A solicitação da ANABB de uma audiência em caráter de urgência com o presidente do Banco do Brasil, André Brandão, gerou grande repercussão na imprensa. A Diretoria do BB anunciou em comunicado ao mercado nesta segunda-feira (11/01) um novo programa de demissões e o fechamento de agências e pontos de atendimento.

Para a ANABB, as medidas anunciadas prejudicam diretamente o quadro de pessoal do Banco do Brasil, seu ativo mais valioso e principal responsável pelos resultados positivos esperados pelos acionistas e que geram benefícios a toda a sociedade. Leia abaixo a íntegra do ofício encaminhado pela Associação ao Banco do Brasil.

Ofício da ANABB ao BB
 

Veja a seguir algumas das matérias publicadas na imprensa com a repercussão da ação da ANABB em defesa do BB:

 

Associação de funcionários do BB diz que medidas anunciadas pelo banco são 'cortina de privatização'

Portal Terra

A Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) cobrou a revisão das medidas anunciadas nesta segunda-feira, 11, de fechamento de agências e desligamento de 5 mil funcionários no plano de reestruturação. Para a entidade, decisão de fechar agências e cortar funcionários compromete a solidez do banco público e vai afetar diretamente os clientes do BB.

 

Funcionários do BB pedem revisão de fechamentos de agências e desligamentos

Portal UOL

Em carta encaminhada nesta segunda ao presidente do BB, André Guilherme Brandão, a ANABB diz que as medidas anunciadas pelo Banco transmitem uma percepção de "cortina de fumaça" para encobrir intenções privatistas. Para a entidade, o esvaziamento do BB e o enfraquecimento de sua atuação em áreas chave de negócios comprometem sua solidez e seu papel de banco público.

 

Banco do Brasil: ANABB cobra revisão de fechamento de agências e desligamento de 5 mil funcionários

Jornal ADVFN Brasil - São Paulo (SP)

A Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) considera que as medidas anunciadas pelo BB transmitem uma percepção de “cortina de fumaça” para encobrir intenções privatistas em torno do BB. Para a entidade, o esvaziamento do BB e o enfraquecimento de sua atuação em áreas chave de negócios comprometem sua solidez e seu papel de banco público.

 

Associação de funcionários do BB diz que medidas anunciadas pelo banco são 'cortina de privatização'

O Estado de S.Paulo

A Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) cobrou a revisão das medidas anunciadas pelo Banco do Brasil de fechamento de agências e desligamento de 5 mil funcionários. Em carta encaminhada à instituição, a ANABB diz que as medidas transmitem uma percepção de "cortina de fumaça" para encobrir "intenções privatistas" em torno do BB.

 

Funcionários do BB pedem revisão de fechamentos de agências e desligamentos

Jornal Midiamax - Campo Grande (MS)

A Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) defende a reversão das medidas anunciadas pelo BB de fechamento de agências e desligamento de 5 mil funcionários. “Uma forma de se desfazer de patrimônio público é ir, gradativamente, enfraquecendo as empresas e comprometendo seu desempenho”, diz trecho da carta encaminhada ao BB pela entidade.

 

BB reduz quadro e fecha 361 unidades

Correio Braziliense

O Banco do Brasil anunciou o terceiro Programa de Desligamento Voluntário (PDV) em seis anos. O objetivo é conseguir adesão de até 5 mil dos atuais 92,1 mil funcionários. Isso representará redução de 5,4% do quadro de pessoal. A Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) não poupou críticas às medidas.

 

Banco do Brasil aprova reorganização que prevê fechar 112 agências e desligar 5 mil funcionários

Tribuna do Norte - Natal (RN)

O Banco do Brasil aprovou um plano de reorganização que prevê, entre outras medidas, o fechamento de 112 agências. O banco não informou os locais onde as agências serão fechadas ou convertidas em postos de atendimento.

 

BB vai fechar 112 agências e demitir 5 mil

A Tribuna - Santos (SP)

Banco estatal lançou plano de reorganização em meio a investimentos na digitalização, com a desativação de 361 unidades – 112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento. Para a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB), o esvaziamento do BB e o enfraquecimento de sua atuação em áreas de negócios comprometem a solidez e papel de banco público.

 

BB fecha agências e desliga equipes

Correio do Povo - Porto Alegre (RS)

O Banco do Brasil informou ao mercado plano de reorganização que prevê fechamento de 112 agências da instituição, além da criação de um Programa de Adequação de Quadros (PAQ) e de um Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), este com previsão de chegar a 5 mil profissionais. Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) cobrou a revisão das medidas anunciadas.

 

BB pretende cortar cinco mil empregos

A Tribuna - Ribeirão Preto (SP)

Banco do Brasil lançou dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue a cinco mil funcionários, 5,4% do total de aproximadamente 92 mil bancários. A Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) cobrou a revisão das medidas anunciadas nesta segunda-feira.

 

BB prevê saída de 5 mil em programa de demissão

O Globo

Banco anuncia o fechamento de 361 unidades, entre agências, postos de atendimento e escritórios no primeiro semestre. Em nota, a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) criticou o anúncio: “A ANABB entende que o esvaziamento do BB e o enfraquecimento de sua atuação em áreas chave de negócios comprometem sua solidez e seu papel de banco público”.

 

Banco do Brasil anuncia demissões e cortes

Extra

O Banco do Brasil anunciou a abertura de programas de demissão voluntária e fechamento de 361 unidades, entre agências, postos de atendimento e escritórios no primeiro semestre deste ano. Em nota, a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (ANABB) criticou as medidas.

 

BB reformula rede e promove PDV em busca de eficiência

Valor Econômico

O Banco do Brasil deu novos passos em um programa de eficiência com o qual espera economizar cerca de R$ 10 bilhões até 2025. As medidas contemplam desligamentos voluntários que podem envolver 5 mil pessoas e uma ampla reformulação da rede de agências em meio à migração dos clientes para os canais digitais.

 

Fonte: Agência ANABB