A fase de teste funcionará para clientes selecionados pelos bancos até o dia 15 de novembro
Alguns clientes de bancos e fintechs já cadastrados no Pix, sistema de pagamentos instantâneos, poderão utilizar a ferramenta a partir desta próxima terça-feira (3/11). A fase de teste chamada pelo Banco Central de “Operação restrita Pix” vai ocorrer até o dia 15 de novembro, com clientes reais e com todas as funcionalidades do sistema operando. A ideia, segundo o BC, é preparar o sistema da instituição para o lançamento da ferramenta no dia 16 de novembro.
De acordo com o chefe adjunto do Departamento de Competição do Banco Central (Decem), Carlos Eduardo Brandt, de 1% a 5% dos clientes de cada banco devem participar do início desses testes, entre os dias 3 a 8 de novembro. A partir do dia 9/11, há a possibilidade de aumento gradual de clientes.
“Esses clientes selecionados pelas instituições financeiras estarão autorizados a utilizar o Pix, por meio dos canais digitais dos bancos. Eles poderão enviar um Pix para quaisquer outros clientes bancários. Ou seja, mesmo quem não foi selecionado para essa etapa poderá receber um pagamento instantâneo”, explica Duarte. Os bancos estão responsáveis por selecionar, em todo o País, clientes de acordo com o perfil etário (entre jovens e idosos) e comunicá-los da fase de teste da ferramenta.
Os representantes do BC ressaltaram ainda que nessa primeira etapa, até para monitorar as operações e possíveis falhas, haverá limites de horários para realização das operações. Em regra geral, o sistema funcionará das 9h às 22h, com exceção das quintas e sextas-feiras, em que o sistema funcionará 24h por dia. “A partir do dia 16/11, às 9h, o sistema passa a funcionar continuamente, sem interrupção e com segurança”, completa o chefe adjunto da Decem.
SÉRIE PIX
A ANABB está realizando uma série de matérias sobre o assunto com informações direto na fonte, o Banco Central do Brasil. O criador da ferramenta respondeu vários questionamentos enviados pela Associação.
O objetivo é que até o dia 16 de novembro, data em que o Pix começa a funcionar, os associados estejam informados e saibam como operacionalizar com tranquilidade a nova ferramenta.
Veja as matérias já divulgadas: