A adoção de uma alimentação mais saudável, a prática regular de exercícios físicos e a realização do autoexame são ações simples que ajudam a prevenir a doença
O mês de outubro está chegando ao fim, mas a importância da conscientização sobre o câncer de mama permanece. Quanto mais precoce for o tratamento, maiores são as chances de cura da doença. Por isso, medidas de prevenção são essenciais para salvar vidas.
O movimento Outubro Rosa foi criado para conscientizar sobre a prevenção ao câncer de mama, o segundo tipo de câncer que mais afeta mulheres no Brasil e no mundo, atrás apenas do câncer de pele (não melanoma). Estima-se que entre 25% e 30% dos novos casos de câncer a cada ano entre as mulheres sejam de câncer de mama.
Entre os principais fatores de risco para a doença, estão o histórico genético e a obesidade. Por isso, é necessário cuidar da alimentação e manter uma rotina adequada de exercícios físicos. Também o consumo de cigarros e de álcool em excesso está associado ao aumento dos casos de câncer.
A recomendação dos médicos é de que mulheres com idades entre 50 e 69 anos realizem uma mamografia de rastreio da doença a cada dois anos como medida preventiva. Mas, se houver histórico familiar da doença ou alguma mutação genética relacionada ao câncer, é preciso procurar acompanhamento médico e realizar exames em intervalos menores de tempo.
Uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) demonstra que dois terços dos casos de câncer de mama são descobertos pelas próprias pacientes, ao notarem alguma alteração na mama. Por isso, fazer o autoexame é fundamental. Mas, para a identificação de alguns nódulos menores, somente o exame de mamografia será eficaz.
Veja algumas dicas de especialistas para prevenção ao câncer de mama:
Saiba mais sobre o movimento Outubro Rosa