Associação busca, permanentemente, atender às demandas dos funcionários da ativa e aposentados do Banco para defendê-los em todas as esferas
Fundada em 20 de fevereiro de 1986 com o propósito de zelar pela integridade do Banco do Brasil, ao longo de quase 35 anos o compromisso com a família Banco do Brasil e a responsabilidade da representação dos seus associados só aumentaram. Para cumprir seu papel institucional, a ANABB se mantém presente na vida dos funcionários da ativa e aposentados, com atuação consistente em várias frentes.
Na defesa de um Banco do Brasil útil à sociedade e sólido para o desenvolvimento do País, a ANABB intensificou sua atuação junto ao Legislativo e ao Executivo. Tem dialogado com lideranças do Congresso Nacional, promovido eventos presenciais e virtuais para discutir o tema e levado questões sensíveis aos órgãos de controle como CVM, TCU e Bacen. Implementamos a 2ª fase da Campanha #nãomexenoBB e, esta semana, realizamos evento em comemoração aos 212 anos do Banco do Brasil.
O fortalecimento de Entidades como a Cassi e Previ também estão dentro dos objetivos organizacionais da ANABB.
Em 2019, a ANABB teve papel relevante na concretização do acordo para retomar a solvência da Cassi, garantir sua sustentabilidade por um período maior e evitar a intervenção da ANS. Diante da vital importância da Caixa de Assistência para os funcionários do BB e seus familiares, ANABB e outras Entidades reúnem-se trimestralmente com a diretoria da Cassi para a equalização de informações.
Da mesma forma, em vista do que representa para as famílias dos seus associados, a ANABB acompanha e tem apoiado questões de interesse da Previ. Em 2020, a atuação da ANABB na Câmara dos Deputados resultou em vitórias para a Caixa de Previdência e seus associados. Somando-se à Abrapp, a ANABB articulou para evitar o aumento da alíquota da Cofins para as EFPC e para a manutenção do convênio de pagamento com INSS.
A ANABB é uma entidade suprapartidária, sem fins lucrativos, formada por funcionários da ativa, aposentados e pensionistas do Banco do Brasil. A Associação se pauta pela atuação coletiva e solidária, com ampla oportunidade de debates. As decisões, no âmbito de sua governança, são públicas e divulgadas com transparência no site e na Aba Transparência disponível no Espaço do Associado.
BENEFÍCIOS AOS ASSOCIADOS
A força da representatividade da Associação, proporcionada pela sólida base de associados e pela capacidade de organização da entidade, contribuiu para que a ANABB crie produtos e serviços personalizados que trazem benefícios e suprem as necessidades dos associados. Nesta semana, a Associação lançou mais uma ação Judicial que busca deduzir no IR contribuições extraordinárias pagas ao Instituto Economus.
Desde sua criação, a ANABB já liquidou mais de R$ 2 bilhões em Ações Judiciais. Todo este resultado positivo só foi possível porque a Entidade foi adquirindo experiência que a habilitou na avaliação antecipada e técnica da viabilidade das ações e seus possíveis êxitos.
É importante contabilizar também os benefícios dos diversos produtos e serviços, como os Seguros, o OdontoANABB, os convênios com diversos estabelecimentos, a Orientação Jurídica gratuita. A maioria deles, se fosse contratada no mercado, geraria altos custos para os associados.
ATUAÇÃO RECONHECIDA
A cada dia que passa, mais associados estão reconhecendo essa atuação proativa da ANABB, especialmente neste momento desafiador de pandemia. Prova disso são as recentes manifestações registradas nos diversos canais de atendimento da entidade.
“Parabéns para a ANABB, gestores e funcionários, pelo excelente trabalho que vêm realizando em defesa do Banco do Brasil e suas subsidiárias.”
Cláudio Alberto Barbirato Tavares
“A atuação da ANABB e, mais especificamente, no " caso Novaes ", nos deixa esperançosos de que ainda tenhamos alguém ao nosso lado, ao lado da Previ e, até mesmo, do Banco do Brasil. Dormirei melhor esta noite. Parabéns!”
Vicente Sacco Netto
“Apraz-me comunicar que dia 18/09/2020 o processo foi liquidado a meu favor e o valor levantado junto à CEF. Não era o valor que eu esperava após 21 anos aguardando e o Juiz o deferiu com 1/3 de redução após 10 anos da petição inicial de execução. É assim mesmo, justiça demorada, arrastada, embargos, discussões, sem nenhum compromisso com o tempo nem com quem já tinha vencido a ação há muitos anos. Todavia, isso não tira o mérito da ANABB, instituição da qual me orgulho de pertencer e cujas lutas, demandas e quaisquer ações sempre contarão com o meu apoio, Um exemplo de eficiência. Esta é a segunda ação judicial a mim deferida com sucesso, graças à ANABB. Obrigado de coração.”
Alberto João da Cunha