× Modal
< Voltar


ANABB

Para parlamentar bancos públicos são executores de políticas públicas

As instituições financeiras foram tema de debate em live no dia 24 de setembro


Em 28.09.2020 às 17:42 Compartilhe:

Os bancos públicos foram e continuam sendo braços importantes para o desenvolvimento nacional e para o acesso da população ao crédito. Fatos esses que foram ressaltados durante live realizada entre o deputado federal, Alessandro Molon (PSB/RJ), e funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, em 24/9.

Para o parlamentar, as instituições financeiras públicas têm um papel crucial para o desenvolvimento econômico, em especial neste momento de crise.  “Os bancos atuam não somente como agentes de indução ao crescimento, como também executores de políticas públicas e bancarização da população mais pobre. O auxílio emergencial deu provas da importância de bancos públicos com capilaridade em todo o país. Quem quer destruir bancos públicos não tem compromisso com um projeto de nação soberana e desenvolvida.”

Molon ressaltou também que a criação de subsidiárias das empresas estatais será veemente combatida judicialmente e barrada no Congresso. “A criação de subsidiárias nada mais é do que uma fraude. O governo finge que está fazendo empresas para fatiar as empresas públicas, mas é uma forma de burlar a decisão do STF e vender sem o aval do Congresso Nacional e isso não vamos permitir. Não há ambiente para privatizações no parlamento”, destaca o deputado.

A representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil, Débora Nascimento, participou da live e ressaltou o papel do BB para a recuperação das microempresas. “O BB estruturou o Pronampe para apoiar as pequenas e microempresas. Pela expertise que o banco tem, emprestou para 111 mil empresas, que são responsáveis por mais de 600 mil empregos”, disse Débora.

Participaram também das discussões, Rita Serrano, representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa Econômica e coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas; Antônio Carlos Guerreiro, funcionário do Banco do Brasil, e Maria Fernanda Coelho, ex-presidente da CEF.

LIVE DA ANABB
Nesta quarta-feira, 30 de setembro, às 17h30, será a vez da ANABB discutir a importância e atuação dos bancos públicos para a retomada da economia.

Participarão como debatedores o jornalista econômico Luís Nassif, a economista Fernanda Feil e o deputado federal Zé Carlos (PT-MA), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Bancos Públicos.

Participe e veja aqui como acompanhar: https://youtu.be/xsfN0X1AWJk
 

Fonte: Agência ANABB