O objetivo é tornar mais efetiva a aplicação das diretrizes da Política de Sustentabilidade, conservando a perenidade e eficiência da entidade e favorecendo o investimento responsável
A Previ anunciou a criação do Plano Diretor de Sustentabilidade 2020-2030 e do Comitê de Sustentabilidade e Melhores Práticas ASGI. O objetivo é favorecer a prática efetiva das diretrizes já contidas na Política de Sustentabilidade e Melhores Práticas ASGI nas diversas áreas em que a Caixa de Previdência se estrutura, de modo transversal, com destaque para o investimento responsável.
A sigla ASGI refere-se a práticas “ambientais, sociais, de governança e integridade”, tornadas um princípio guia da atuação e das estratégias implementadas pela Previ. O Plano Diretor de Sustentabilidade estabelece as bases de orientação para as ações que a entidade adotará ao longo da próxima década.
Por sua vez, o Comitê de Sustentabilidade e Melhores Práticas ASGI é responsável por avaliar, debater e propor práticas de sustentabilidade nos âmbitos ambiental, social e de governança, pautada esta por valores como a integridade e a ética, tendo por base a Política de Sustentabilidade e o próprio Plano Diretor. O comitê, que é formado por representantes das diretorias da Previ, já se reuniu duas vezes no mês de agosto.
Para o presidente da Previ, José Maurício Coelho, a criação do Plano Diretor e do Comitê fortalecerá a adoção de critérios ASGI no planejamento da gestão da entidade, incentivando a inovação e o investimento responsável. “Analisar investimentos duradouros e elaborar uma estratégia responsável no relacionamento com o meio ambiente é um passo fundamental para que a Previ seja sustentável também no longo prazo”, destaca ele.
AÇÕES ANTERIORES
A Previ publica seu Balanço Social desde a década de 1990, tendo lançado seu primeiro Código de Melhores Práticas de Governança ainda em 2004. No ano seguinte, a entidade tornou-se signatária do Instituto Ethos, do Carbon Disclosure Project (CDP) e foi convidada pela ONU para participar da fundação dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI, na sigla em inglês).
A primeira Política de Responsabilidade Socioambiental (Política de RSA) da entidade foi publicada em 2009. No ano passado, ela foi substituída pela Política de Sustentabilidade e Melhores Práticas ASGI. Também recentemente, a Previ aderiu ao código Stewardship da Associação de Investidores no Mercado de Capitais (Amec), que incentiva o engajamento dos investidores na gestão das empresas investidas.
O Comitê e o Plano Diretor de Sustentabilidade permitirão o aprofundamento do debate e da revisão das estratégias adotadas pela Previ para seus investimentos, ao mesmo tempo em que contribuem para a preservação ambiental. Ao alinhar a sustentabilidade nos negócios com a sustentabilidade social e ambiental, a Caixa de Previdência trabalha pela conservação da sua própria perenidade e pela eficiência de gestão.