× Modal
< Voltar


ANABB

TCU analisa representações sobre a transação BB e BTG Pactual

As representações foram protocoladas por parlamentares e pelo Ministério Público


Em 16.09.2020 às 11:41 Compartilhe:

O Tribunal de Contas da União (TCU) vai analisar nesta quarta, 16 de setembro, a partir das 14h30, três representações protocoladas no órgão. As demandas pedem apuração das condições em que foi realizada a venda de uma carteira de crédito do Banco do Brasil ao BTG, avaliada em R$ 2,9 bilhões e negociada por R$ 371 milhões. O assunto está pautado para a sessão plenária virtual.

As representações que podem ser apensadas ao processo foram protocoladas pelo Ministério Público de Contas, pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP) e pelo deputado federal Pompeo de Mattos (PDT/RS).

Todos, assim como a ANABB, questionam a ação inédita do Banco do Brasil em vender uma carteira de crédito a um grupo não pertencente ao conglomerado, com valor da transação, considerado por muitos especialistas, abaixo do mercado.

Logo que tomou conhecimento da operação, a ANABB solicitou esclarecimentos ao Banco do Brasil e protocolou requerimentos junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e ao Banco Central (BC), solicitando aos órgãos apuração da transação. O objetivo da ANABB é saber se houve ampla concorrência na negociação e se os valores da operação estão de acordo com os valores praticados no mercado. A Associação também quer dar transparência à negociação e avaliar sua legalidade, de modo a evitar prejuízos à instituição e aos acionistas.

A sessão plenária do TCU será transmitida ao vivo pelo canal do Tribunal do Youtube.

Para acompanhar clique aqui.

Fonte: Agência ANABB