× Modal
< Voltar


ANABB

ANABB debate privatizações em audiência da Câmara dos Deputados

Acompanhe aqui a audiência pública virtual a partir das 11 horas de hoje (20 de agosto)


Em 19.08.2020 às 09:04 Compartilhe:

Acompanhe, agora, a audiência pública virtual na Câmara dos Deputados em que a ANABB falará sobre privatizações, em especial do Banco do Brasil e suas subsidiárias. 

A Associação será representada pelo presidente Reinaldo Fujimoto, que defenderá o papel do BB e a importância das empresas que integram o conglomerado do Banco. Para o encontro virtual, promovido pela Frente Parlamentar pela Preservação da Soberania Energética, a ANABB foi convidada pelo deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), que é um grande parceiro das causas do funcionalismo do BB.Representantes de outras entidades, como Caixa e Petrobras, também estarão presentes.

A participação da ANABB na audiência faz parte de um intenso trabalho de articulação com os parlamentares no Congresso Nacional e acontece em um momento crucial, uma vez que a questão da privatização do BB é fato de nítida divergência no alto escalão do governo.

Ainda que nas entrevistas mais recentes já seja possível observar que o discurso em defesa da privatização do BB perdeu força, alguns representantes do governo ainda continuam discursando em defesa da venda de ativos importantes para o Banco, as chamadas subsidiárias.

Além disso, foi anunciado na última sexta-feira, que o Banco do Brasil iniciou processo de elegibilidade do novo presidente, André Brandão. Ele ainda não se pronunciou sobre como será seu trabalho no BB, mas já é de conhecimento de todos que Brandão é executivo de mercado e conduziu a venda do HSBC ao Bradesco, em 2016.

Na atuação com parlamentares no Congresso Nacional, a ANABB acompanha alguns projetos que têm o objetivo de modificar a legislação para exigir a autorização do Legislativo para venda de subsidiárias. Entre eles estão:

 

  1. PL 3110 de 2019
    Autor: Senador Jean Paul (PT-RN)
    Relator na CCJ: Senador Eduardo Braga (MDB-AM)
    Situação: Aguardando leitura de requerimento. Provavelmente terá que tramitar também na CAE (manobra do governo). Vale ressaltar que a ANABB conseguiu parecer favorável do relator, senador Eduardo Braga, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mas o relatório ainda não foi votado.

     
  2. PL 10470 de 2018
    Autora: Erika Kokay (PT DF)
    Relator: não há relator designado
    Situação: projeto foi apensado ao PL 6490 de 2016 e aguarda apreciação em Plenário.

 

SERVIÇO:
ANABB PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA
HOJE, 20 DE AGOSTO, ÀS 11H

 

Fonte: Agência ANABB