× Modal
< Voltar


ANABB

Começou a Campanha Nacional dos Bancários 2020

Principais reivindicações são voltadas para a luta contra a privatização do BB, manutenção dos direitos dos funcionários e mesa única de negociações


Em 05.08.2020 às 16:48 Compartilhe:

A Campanha Nacional dos Bancários de 2020 teve seu pontapé inicial nesta terça-feira (04/8), com a realização da primeira reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Neste primeiro encontro, o primeiro de uma série de reuniões que acontece em agosto, o teletrabalho foi a temática abordada.

Na oportunidade, foi entregue à Fenaban diretrizes para regular o trabalho à distância na categoria bancária. Para embasar o debate, foi apresentada uma pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas (Dieese), com cerca de 11 mil bancários que estavam em teletrabalho, demonstrando o impacto que essa modalidade causou na vida da categoria.

O levantamento realizado entre os dias 1º e 12 de junho aborda questões como o agravamento da saúde após o teletrabalho, custos com equipamentos não compensados pelos bancos, jornadas de trabalho excessivas, dentre outros aspectos. A Fenaban reconheceu a importância da pesquisa para ser melhor debatida entre os bancos, especialmente porque, segundo os representantes, não há consenso entre os bancos sobre negociar o tema.

REUNIÃO COM O BB

A temática teletrabalho continua a ser debatida hoje (05/8), em reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e o Banco do Brasil em relação ao novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos funcionários do BB.

Vale destacar que além da regulação do teletrabalho, também estão entre as principais reivindicações da minuta específica dos funcionários do BB, a luta contra a privatização, com a defesa do caráter público do BB; a manutenção da mesa única de negociações com a Fenaban; e a manutenção dos direitos dos funcionários.
 

Fonte: Agência ANABB